Criatividade e impacto das narrativas aliados para o ensino e aprendizagem (ativa): Storyboard that e suas múltiplas possibilidades e contextos

Creativity and impact of narratives aligned to teaching and (active) learning: Storyboard that and its multiple possibilities and contexts

Autores

Resumo

Empreende-se, no presente trabalho, delinear análise do site interativo Storyboard that a partir das concepções acerca do “ato criativo”, da perspectiva da narrativa e da contação de histórias/storytelling. Entende-se que a plataforma fomenta, em se considerando as bases elencadas, a aprendizagem ativa. Dessa forma, após breve apresentação da ferramenta e de suas funcionalidades, discorre-se sobre a fundamentação teórica elencada e relata-se, por fim, prática de ensino por meio do uso da mesma, o que ilustra a pertinência do que foi delineado e comprova que a conexão entre o arrazoar teórico e os recursos disponíveis para a prática ocasionam, de fato, a ação do sujeito no processo cognitivo.

Palavras-chave: Storyboard that; Ato criativo; Narrativa.

 

Abstract

In this paper, an analysis of the interactive website Storyboard that is undertaken, based on the conceptions about the “creative act”, the perspective of the narrative and storytelling. It is understood that the platform encourages, considering the references, active learning. Thus, after a brief presentation of the tool and its functionalities, the theoretical foundation listed is discussed and, finally, teaching practice through the use of it is reported, illustrating the relevance of what was outlined and proving that the connection between theoretical reasoning and the resources available for practice, in fact, cause the subject's action in the cognitive process.

Keywords: Storyboard that; Creative act; Narrative.

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Bruno Antonelli Molina Benites, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Proponho e valorizo a intersecção entre diferentes áreas do saber para a obtenção de uma base sólida de fundamentação teórica e reflexão crítica - em suma, uma formação voltada para o clássico. Das áreas de Letras, Filosofia e Teologia, desenvolvo pesquisas acerca da intertextualidade das grandes narrativas da literatura universal com a Bíblia, da leitura comparada, do uso da Literatura como instrumento para o ensino de língua estrangeira e da produção de texto em nível médio. Possuo certificado internacional de proficiência em inglês - FCE (Cambridge English First), nível C1 - Avançado.

E-mail: professorfernandobruno@gmail.com  ORCID  https://orcid.org/0000-0003-1999-3164

 

Alessandra Dutra

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1997), com Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Professora permanente dos Programas de Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN/Londrina e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia, UTFPR/Ponta Grossa. É bolsista de produtividade em pesquisa pela Fundação Araucária. E-mail: alessandra@utfpr.edu.br 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5119-3752

Awdry Feisser Miquelin

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000), com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Trabalho em projetos voltados a abordagem sistêmica, relações entre ensino, ciência e tecnologia e sociedade, ciência e arte e análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, com ênfase no ensino de ciências e mediação de tecnologia na prática pedagógica para o Ensino Superior e a Escola Básica envolvendo didática, ensino-aprendizagem e educação dialógica-problematizadora.

E-mail: awdry@utfpr.edu.br     ORCID https://orcid.org/0000-0002-7459-3780

Downloads

Publicado

02/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 307
  • pdf downloads: 149

Como Citar

BENITES, F. B. A. M.; DUTRA, A.; MIQUELIN, A. F. Criatividade e impacto das narrativas aliados para o ensino e aprendizagem (ativa): Storyboard that e suas múltiplas possibilidades e contextos: Creativity and impact of narratives aligned to teaching and (active) learning: Storyboard that and its multiple possibilities and contexts. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4808. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos