Criatividade e impacto das narrativas aliados para o ensino e aprendizagem (ativa): Storyboard that e suas múltiplas possibilidades e contextos
Creativity and impact of narratives aligned to teaching and (active) learning: Storyboard that and its multiple possibilities and contexts
Resumo
Empreende-se, no presente trabalho, delinear análise do site interativo Storyboard that a partir das concepções acerca do “ato criativo”, da perspectiva da narrativa e da contação de histórias/storytelling. Entende-se que a plataforma fomenta, em se considerando as bases elencadas, a aprendizagem ativa. Dessa forma, após breve apresentação da ferramenta e de suas funcionalidades, discorre-se sobre a fundamentação teórica elencada e relata-se, por fim, prática de ensino por meio do uso da mesma, o que ilustra a pertinência do que foi delineado e comprova que a conexão entre o arrazoar teórico e os recursos disponíveis para a prática ocasionam, de fato, a ação do sujeito no processo cognitivo.
Palavras-chave: Storyboard that; Ato criativo; Narrativa.
Abstract
In this paper, an analysis of the interactive website Storyboard that is undertaken, based on the conceptions about the “creative act”, the perspective of the narrative and storytelling. It is understood that the platform encourages, considering the references, active learning. Thus, after a brief presentation of the tool and its functionalities, the theoretical foundation listed is discussed and, finally, teaching practice through the use of it is reported, illustrating the relevance of what was outlined and proving that the connection between theoretical reasoning and the resources available for practice, in fact, cause the subject's action in the cognitive process.
Keywords: Storyboard that; Creative act; Narrative.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 362
- pdf downloads: 179