Tecnologias Sociais e Agroecologia: análise das propostas metodológicas no ensino das Ciências da Natureza no Cursinho Popular Tecendo Sonhos
Social Technologies and Agroecology: analysis of methodological proposals in the teaching of Nature Sciences in the Cursinho Popular Tecendo Sonhos
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as circunstâncias em que ocorre o ensino de Ciências da Natureza a partir das metodologias de ensino aprendizagem utilizadas no Cursinho Popular Tecendo Sonhos – CPTS, no município de Espera Feliz, Minas Gerais. Especificamente, pretendeu-se analisar quais as Tecnologias Sociais vinculadas à Agroecologia, são ou podem ser utilizadas para promover o ensino contextualizado das Ciências da Natureza para os povos do campo. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa entrevistas, análise documental e pesquisa bibliográfica. A partir das análises concluímos que as Tecnologias Sociais e a Agroecologia apresentam potencial para o ensino de Ciências da Natureza, porém ainda pouco utilizadas no processo formativo em questão, o que justifica a necessidade de produção didático-pedagógica sobre o tema.
Palavras-chave:
Educação Popular; Agroecologia, Educação do campo
Abstract
This study aimed to analyze the circumstances in which the teaching of Natural Sciences occurs from the teaching-learning methodologies used in the Popular Cursinho Tecendo Sonhos - CPTS, in the municipality of Espera Feliz, Minas Gerais. Specifically, it was intended to analyze which Social Technologies linked to Agroecology, are or can be used to promote contextualized teaching of Natural Sciences to the people of the countryside. To this end, interviews, document analysis and bibliographic research were used as a research method. From the analysis we conclude that Social Technologies and Agroecology have potential for teaching Natural Sciences, but still little used in the training process in question, which justifies the need for didactic-pedagogical production on the subject.
Keywords: Popular education, Agroecology, Rural education
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 123
- pdf downloads: 137