Tecnologias Sociais e Agroecologia: análise das propostas metodológicas no ensino das Ciências da Natureza no Cursinho Popular Tecendo Sonhos

Social Technologies and Agroecology: analysis of methodological proposals in the teaching of Nature Sciences in the Cursinho Popular Tecendo Sonhos

Autores

  • Hemiliayne Caetano de Amorim liamorim2016@gmail.com
  • Fernanda Maria Coutinho de Andrade fernandaandrade@ufv.br
    Universidade Federal de Viçosa
  • Márcio Gomes da Silva marcio.gomes@ufv.br

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as circunstâncias em que ocorre o ensino de Ciências da Natureza a partir das metodologias de ensino aprendizagem utilizadas no Cursinho Popular Tecendo Sonhos – CPTS, no município de Espera Feliz, Minas Gerais.  Especificamente, pretendeu-se analisar quais as Tecnologias Sociais vinculadas à Agroecologia, são ou podem ser utilizadas para promover o ensino contextualizado das Ciências da Natureza para os povos do campo. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa entrevistas, análise documental e pesquisa bibliográfica. A partir das análises concluímos que as Tecnologias Sociais e a Agroecologia apresentam potencial para o ensino de Ciências da Natureza, porém ainda pouco utilizadas no processo formativo em questão, o que justifica a necessidade de produção didático-pedagógica sobre o tema.

Palavras-chave:

Educação Popular; Agroecologia, Educação do campo

 

 

Abstract

This study aimed to analyze the circumstances in which the teaching of Natural Sciences occurs from the teaching-learning methodologies used in the Popular Cursinho Tecendo Sonhos - CPTS, in the municipality of Espera Feliz, Minas Gerais. Specifically, it was intended to analyze which Social Technologies linked to Agroecology, are or can be used to promote contextualized teaching of Natural Sciences to the people of the countryside. To this end, interviews, document analysis and bibliographic research were used as a research method. From the analysis we conclude that Social Technologies and Agroecology have potential for teaching Natural Sciences, but still little used in the training process in question, which justifies the need for didactic-pedagogical production on the subject.

Keywords: Popular education, Agroecology,  Rural education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hemiliayne Caetano de Amorim

Pós Gestão Escolar. Licenciatura Plena em Geografia. Licenciatura em Educação do Campo. Email: liamorim2016@gmail.com. Orcid:  https://orcid.org/ 0000-0002-9239-2384

Fernanda Maria Coutinho de Andrade, Universidade Federal de Viçosa

Professora da Universidade Federal de Viçosa. Doutorado e Mestrado em Fitotecnia. Agronomia. Email: fernandaandrade@ufv.br; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7784-2842.

 

Márcio Gomes da Silva

Professor da Universidade Federal de Viçosa. Doutorado em Educação. Mestrado em Extensão Rural. Graduação em Gestão de Cooperativas. Email: marcio.gomes@ufv.br; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7291-2373

Downloads

Publicado

12/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 123
  • pdf downloads: 137

Como Citar

CAETANO DE AMORIM, H.; COUTINHO DE ANDRADE, F. M.; GOMES DA SILVA, M. Tecnologias Sociais e Agroecologia: análise das propostas metodológicas no ensino das Ciências da Natureza no Cursinho Popular Tecendo Sonhos : Social Technologies and Agroecology: analysis of methodological proposals in the teaching of Nature Sciences in the Cursinho Popular Tecendo Sonhos. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4798. Acesso em: 21 dez. 2024.