Trilhas calcadas na pandemia: o ensino remoto e o novo normal na Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal
Trails based on the pandemic: remote education and the new normal in Youth and Adult Education in Distrito Federal
Resumo
O estudo analisa os desafios impostos à Educação de Jovens e Adultos em decorrência da epidemia de COVID-19 e os impactos do ensino remoto na formação dos sujeitos e em sua relação com a escola, bem como no trabalho docente. A pesquisa colige dados oriundos de questionário aplicado com docentes e discentes, documentos institucionais e a conjuntura histórico-social. Por integrarem um grupo mais suscetível às intercorrências da pandemia, os educandos da EJA requerem posturas pedagógicas que considerem os fatores intervenientes em seu desenvolvimento e aprendizado. Quanto à atividade docente, foram observadas mudanças substanciais no fazer pedagógico e na relação com o trabalho. Assim, o novo panorama educacional nos fez enveredar por caminhos pouco explorados, que foram pavimentados à custa de esforço e superação, mas que ainda demandam ajustes no percurso rumo a uma educação igualitária.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino remoto; Pandemia.
Abstract
The study analyzes the challenges imposed to Youth and Adult Education due to COVID-19 epidemic and the impacts of remote education on students’ formation and their relationship with school, as well as on teaching work. The research assembles data from a survey applied with teachers and students, institutional documents and the historical-social scenario. As they are part of a group more susceptible to the complications of the pandemic, YAE’s students require pedagogical approaches that consider the intervening factors in their development and learning. As regards the teaching activity, substantial changes were observed in the pedagogical practice and in the relationship with work. Thus, the new educational panorama made us take paths that are little explored, which were paved at the expense of effort and overcoming, but that still demand adjustments in the journey towards an equitable education.
Keywords: Youth and Adult Education; Remote education; Pandemic.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 175
- pdf downloads: 122