Trilhas calcadas na pandemia: o ensino remoto e o novo normal na Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal

Trails based on the pandemic: remote education and the new normal in Youth and Adult Education in Distrito Federal

Autores

Resumo

O estudo analisa os desafios impostos à Educação de Jovens e Adultos em decorrência da epidemia de COVID-19 e os impactos do ensino remoto na formação dos sujeitos e em sua relação com a escola, bem como no trabalho docente. A pesquisa colige dados oriundos de questionário aplicado com docentes e discentes, documentos institucionais e a conjuntura histórico-social. Por integrarem um grupo mais suscetível às intercorrências da pandemia, os educandos da EJA requerem posturas pedagógicas que considerem os fatores intervenientes em seu desenvolvimento e aprendizado. Quanto à atividade docente, foram observadas mudanças substanciais no fazer pedagógico e na relação com o trabalho. Assim, o novo panorama educacional nos fez enveredar por caminhos pouco explorados, que foram pavimentados à custa de esforço e superação, mas que ainda demandam ajustes no percurso rumo a uma educação igualitária.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino remoto; Pandemia.

 

Abstract

The study analyzes the challenges imposed to Youth and Adult Education due to COVID-19 epidemic and the impacts of remote education on students’ formation and their relationship with school, as well as on teaching work. The research assembles data from a survey applied with teachers and students, institutional documents and the historical-social scenario. As they are part of a group more susceptible to the complications of the pandemic, YAE’s students require pedagogical approaches that consider the intervening factors in their development and learning. As regards the teaching activity, substantial changes were observed in the pedagogical practice and in the relationship with work. Thus, the new educational panorama made us take paths that are little explored, which were paved at the expense of effort and overcoming, but that still demand adjustments in the journey towards an equitable education.

Keywords:  Youth and Adult Education; Remote education; Pandemic.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeire Aguiar Lopes, Universidade de Brasília

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Graduada em Letras, especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), e mestranda em Educação pela Universidade Brasília.

E-mail: rosimeire.aguiar@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8837-3332

Maria Clarisse Vieira, Universidade de Brasília

Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília . É Pedagoga com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006).

E-mail: mclarissev@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5924-0488

Downloads

Publicado

21/02/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 175
  • pdf downloads: 122

Como Citar

LOPES, R. A.; VIEIRA, M. C. Trilhas calcadas na pandemia: o ensino remoto e o novo normal na Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal : Trails based on the pandemic: remote education and the new normal in Youth and Adult Education in Distrito Federal . Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4766. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente