A dialética do lugar social da educação de jovens e adultos nas políticas curriculares atuais

La dialéctica del lugar social de la educación de jóvenes y adultos en las políticas curriculares actuales

Autores

Resumo

Neste artigo, de caráter bibliográfico e com alguns aportes de empiria, tem-se por objetivo analisar (im)possibilidades de alinhar a EJA às diretrizes da BNCC. Ancorado em autores do campo do materialismo histórico-dialético, argumenta-se que o apregoado “alinhamento” da EJA ao currículo em curso oculta a dialética do lugar socialmente construído para a educação de jovens e adultos trabalhadores. Discute-se que na vulgata da EJA como modalidade marginal subjaz uma concepção do currículo à conformação de jovens e adultos para novas sociabilidades do capital, o que lhe afirma um “lugar” na ordem econômica e social vigente. Considera-se, contudo, que este “lugar”  não é êxito antecipado para o capitalismo,  pois forças sociais organizadas, cotidianamente, a ele se contrapõem.

Palavras-chave: Dialética do lugar social; Educação de Jovens e Adultos; Políticas Curriculares

 

Resumen

En este artículo, de carácter bibliográfico y con algunas aportaciones empíricas, se pretende analizar las (im) posibilidades de alinear EJA con los lineamientos del BNCC. Anclado en autores del campo del materialismo histórico-dialéctico, se argumenta que la anunciada “alineación” de EJA al currículo actual esconde la dialéctica del lugar socialmente construido para la educación de jóvenes y adultos trabajadores. Se argumenta que la vulgaridad de EJA como modalidad marginal subyace en una concepción del currículo a la conformación de jóvenes y adultos a la nueva sociabilidad del capital, que lo afirma como un “lugar” en el orden económico y social actual. Se considera, sin embargo, que este “lugar” no es un éxito anticipado del capitalismo, ya que las fuerzas sociales organizadas, a diario, se oponen a él. 

Palabras clave: Dialéctica del lugar social; Educación de jóvenes y adultos; Políticas curriculares

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Soares de Alvarenga, UERJ

Doutorado em Educação pela UFRJ. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É docente da graduação a do Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora (PPEJAT/CNPq). Atualmente é vice-coordenadora do GT 18 da ANPED, gestão 2019-2021. E-mail: msalvarenga@uol.com.br      Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8686-9844

Nadia Batista Corrêa, Instituto Federal Fluminense- Campus Maricá

Graduada em História pelo Centro Universitário Fluminense (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014). Doutoranda em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Participa do grupo de estudos, pesquisa e extensão Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora (PPEJAT) da FFP-UERJ. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense. E-mail: ncorrea@iff.edu.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0367-3473

 

Glasiele Lopes de Carvalho Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - em Processos Formativos e Desigualdades Sociais. É doutoranda deste mesmo Programa com bolsa CNPq. Graduada em Letras pelo Centro Universitário Plínio Leite (2007) e em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2018). Participa do grupo de estudos, pesquisa e extensão Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora (PPEJAT) da FFP-UERJ. E-mail: ribeiroglopes@gmail.com      Orcid iD https://orcid.org/0000-0001-8387-8430

Downloads

Publicado

21/02/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 621
  • pdf downloads: 428

Como Citar

ALVARENGA, M. S. de; NADIA BATISTA CORRÊA; RIBEIRO, G. L. de C. . A dialética do lugar social da educação de jovens e adultos nas políticas curriculares atuais: La dialéctica del lugar social de la educación de jóvenes y adultos en las políticas curriculares actuales . Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4747. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente