A construção curricular na Educação de Jovens e Adultos pela perspectiva freiriana: um inédito viável

The construction of the curriculum in the Youth and Adult Education of from the freirian perspective: an untested feasibility

Autores

  • Renato Antônio Ribeiro rhenato@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) https://orcid.org/0000-0002-5770-7846
  • Simone Sendin Moreira Guimarães sisendin@gmail.com
    Instituto de Ciências Biológicas - Dpto. Educação em Ciências - Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este estudo objetiva refletir sobre o potencial suporte que o legado freiriano pode dar à curricularização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), orientando-se a partir de entrevistas realizadas com docentes de biologia atuantes em CEJAs. Tomamos o esperançar freiriano e a busca por inéditos viáveis como princípio analítico, almejando superar as políticas educacionais marginais e fronteiriças postas para a EJA, principalmente quanto às políticas de orientação curricular. As análises prévias apontam que os docentes explicitam uma concepção reducionista de currículo, mantendo-o aprisionado em grades e/ou listagens de conteúdo. Quanto ao conhecimento em torno das orientações curriculares, os docentes entrevistados transitam entre o medo, a ousadia e o desconhecimento negligente. O legado freiriano pode se constituir como um horizonte possível para um currículo na EJA ineditamente viável.

Palavras-chave: Paulo Freire; Medo e ousadia; Compromisso político.

 

Abstract

This study aims to reflect on the potential support that the Freirian legacy can give to the curriculum in Youth and Adult Education (EJA), based on interviews conducted with biology teachers working in CEJAs. We take Freire's hope and the search for untested feasibilities as an analytical principle, aiming to overcome the marginal and border educational policies put forward for EJA, especially with regard to curricular orientation policies. Previous analyzes indicate that the professors show a reductionist conception of curriculum, keeping it imprisoned in grids and/or content listings. As for the knowledge about the curricular guidelines, the interviewed professors move between fear, boldness and negligent ignorance. The Freirian legacy can constitute a possible horizon for an unprecedentedly viable curriculum in EJA.

Keywords: Paulo Freire; Fear and boldness; Political commitment.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Antônio Ribeiro, Universidade Federal de Goiás (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática)

 

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFG); Mestre em Educação (UEG); Especialização em Tecnologias aplicadas ao ensino de Biologia (UFG); Licenciado em Ciências Biológicas (UEG); Professor na EJA pela SEDUC-GO e em Instituições de Ensino Superior com disciplinas de Formação de Professores; Integrante do Grupo de Pesquisa Colligat: (re)pensando a formação de professores de Ciências e Biologia e do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos.

E-mail: rhenato@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5770-7846

 

Simone Sendin Moreira Guimarães, Instituto de Ciências Biológicas - Dpto. Educação em Ciências - Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Escolar (UNESP); Mestra em Educação (UNIMEP); Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos (USP-São Carlos); Licenciada em Ciências Biológicas (UNIMEP); Professora Associada I do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Goiás (UFG); Coordena o Grupo de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências na natureza.

E-mail: sisendin@ufg.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6559-2591

 

Downloads

Publicado

21/02/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 170
  • pdf downloads: 205

Como Citar

RIBEIRO, R. A. .; GUIMARÃES, S. S. M. . A construção curricular na Educação de Jovens e Adultos pela perspectiva freiriana: um inédito viável: The construction of the curriculum in the Youth and Adult Education of from the freirian perspective: an untested feasibility. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4702. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente