Ações de implantação, expansão e consolidação de cursos de PROEJA: desafios e possibilidades

Implementation, expansion and consolidation actions of PROEJA courses: challenges and possibilities

Autores

Resumo

Esta investigação deriva de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo analisar as práticas desenvolvidas no ano de 2017 pelos gestores e pela equipe pedagógica dos campi do Instituto Federal, localizado na Região Sul do Brasil, com vistas às ações de implantação, expansão e consolidação de cursos PROEJA. Caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória. Para a coleta de dados foram utilizados pesquisa documental e questionários online, que foram examinados por meio da análise de conteúdo. Em face aos resultados obtidos, identificaram-se dificuldades em relação às ações de permanência e êxito dos educandos, aos processos de formação dos servidores, às políticas institucionais afirmativas e à proposta pedagógica específica para o PROEJA.

Palavras-chave: PROEJA; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional e Tecnológica.  

 

Abstract

Esta investigación deriva de una investigación de maestría y tiene como objetivo analizar las prácticas desarrolladas en 2017 por los gerentes y por el personal pedagógico de los campus del Instituto Federal, ubicados en la región sur de Brasil, con miras a implementar, ampliar y consolidar acciones. Cursos PROEJA. Se caracteriza por ser una investigación exploratoria cualitativa. Para la recolección de datos se utilizó investigación documental y cuestionarios en línea, los cuales fueron examinados mediante análisis de contenido. A la vista de los resultados obtenidos, se identificaron dificultades en relación a las acciones de permanencia y éxito de los estudiantes, los procesos de formación de los servidores, las políticas institucionales afirmativas y la propuesta pedagógica específica para PROEJA.

Key words: PROEJA; Youth and Adult Education; Professional and Technological Education. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Renata Sakalauskas , Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Servidora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: silvia.sakalauskas@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-5995-9932

Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, Instituto Federal do Parané - IFPR

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professora titular da Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Paraná (IFPR). E-mail: mercia.machado@ifpr.edu.br https://orcid.org/0000-0001-9401-1453

Downloads

Publicado

21/02/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 114
  • pdf downloads: 150

Como Citar

SAKALAUSKAS , S. R. .; MACHADO, M. F. R. C. Ações de implantação, expansão e consolidação de cursos de PROEJA: desafios e possibilidades: Implementation, expansion and consolidation actions of PROEJA courses: challenges and possibilities . Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4692. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente