Prática curricular na Educação de Jovens e Adultos para além do currículo prescrito: o valor das vivências dos estudantes

Curriculum practice in Youth and Adult Education beyond the prescribed curriculum: the value of students' experiences

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir, a partir de significações de professores, sobre práticas curriculares na Educação de Jovens e Adultos – EJA para além do currículo prescrito. Os pressupostos teóricos são pautados em uma perspectiva crítica do currículo e das práticas curriculares. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada com professores do primeiro segmento da EJA na rede municipal de Joinville/SC. A coleta de dados contou com entrevistas e observações de aulas. A análise dos resultados foi realizada de acordo com a metodologia de Núcleos de Significação. Os resultados indicam práticas curriculares que nem sempre atendem às especificidades dos jovens e adultos. Esse processo demanda autonomia curricular dos professores para que possam ter práticas mais dialógicas e mediadoras de uma educação crítica e emancipatória.

Palavras-chave: Práticas Curriculares; Educação de Jovens e Adultos; Sentidos e Significados.

 

Abstract

The aim of this article is to discuss, from the meanings of teachers, on curricular practices in Youth and Adult Education - EJA beyond the prescribed curriculum. The theoretical assumptions are based on a critical perspective of the curriculum and curricular practices. With a qualitative approach, the research was carried out with teachers from the first segment of EJA in the municipal network of Joinville/SC. Data collection included interviews and classroom observations. The analysis of the results was carried out according to the Meaning Nucleus methodology. The results indicate curricular practices that do not always meet the specific needs of young people and adults. This process demands curricular autonomy from teachers so that they can have more dialogic practices and mediators of critical and emancipatory education.

Key words: Curriculum Practices; Youth and Adult Education; Senses and Meanings.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Mery Richter Voigt, UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE

Pós-Doutora em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho – UMINHO, Braga, Portugal (2018). Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2004). Professora titular no Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Joinville, SC, Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias – GECDOTE – UNIVILLE.

E-mail: jane.mery@univille.br   Orcid: http://orcid.org/0000-0003-2180-5476

Marilei Schackow, Prefeitura Municipal de Joinville- PMJ

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE (2020). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Padre João Bagozzi (2008) e em Gestão Escolar pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL (2012). Graduada em Normal Superior com habilitação nos anos iniciais pelo Instituto de Ensino Superior de Joinville (2006). Vinculada à rede Pública de Educação na Prefeitura Municipal de Joinville como professora de anos iniciais e como assessora pedagógica.

E-mail: marilei.mswm@gmail.com   Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-5386-3641

Berenice Rocha Zabbot Garcia, Universidade da Região de Joinville-Univille

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2012). Professora titular na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), em Joinville, SC, Brasil, no Curso de Letras e no Mestrado em Educação, atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas. Professora convidada do Doutorado em Saúde e Meio Ambiente, ministrando disciplina de Formação para a Docência. Atualmente presta assessoria ao Centro de Inovação Pedagógica, CIP, e coordena o Programa de Extensão de Literatura Infantil Juvenil, PROLIJ – UNIVILLE.

E-mail: berenice.rocha@univille.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0353-4310

Downloads

Publicado

21/02/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 133
  • pdf downloads: 215

Como Citar

VOIGT, J. M. R.; SCHACKOW, M.; GARCIA, B. R. Z. Prática curricular na Educação de Jovens e Adultos para além do currículo prescrito: o valor das vivências dos estudantes: Curriculum practice in Youth and Adult Education beyond the prescribed curriculum: the value of students’ experiences . Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4682. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente