O negro no mercado de trabalho: racismo, assimetrias e educação

Los negros en el mercado laboral: racismo, asimetrías y educación

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Resumo

Este artigo analisa o racismo no mercado de trabalho, procurando compreender, desde suas origens, as consequências para a população negra. Lança um olhar sobre a sociedade brasileira à época em que culminavam os movimentos abolicionistas e procura discutir as contradições decorrentes da convivência do regime escravocrata com o modelo mercantil que se reconfigurava. Traça um panorama dos resultados atuais da Educação Básica brasileira, lançando um olhar sobre as assimetrias verificadas nos resultados obtidos por alunos brancos e negros em avaliações de larga escala. O estudo evidencia a qualificação da Educação Básica como uma alternativa para construir saídas de combate ao racismo institucionalizado, onde as populações negras ocupam, no contexto brasileiro, um lugar à margem das condições de trabalho aceitáveis.

Palavras-chave: Mercado de Trabalho; Racismo Institucionalizado; Educação Básica.

 

 

Resumen

Este artículo analiza el racismo en el mercado laboral, buscando comprender, desde sus orígenes, las consecuencias para la población negra. Hace un repaso a la sociedad brasileña en el momento de culminación de los movimientos abolicionistas y busca discutir las contradicciones derivadas de la convivencia del régimen esclavista como modelo mercantil que se reconfiguraba. Proporciona una visión general de los resultados actuales de la Educación Básica brasileña, observando las asimetrías verificadas en los resultados obtenidos por estudiantes blancos y negros en evaluaciones de gran escala. El estudio destaca la calificación de la Educación Básica como una alternativa para construir soluciones e combatir el racismo institucionalizado, onde las poblaciones negras, en el contexto brasileño, ocupan un lugar en el margen de las condiciones laborales aceptables.

Palabras clave: Mercado Laboral; Racismo Institucionalizado; Educación Básica.

 

Biografia do Autor

Claiton de Oliveira da Costa, Unilasalle/SENAI

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação intercultural (GPEI). 

E-mail: claiton.202010110@unilasalle.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8449-8699

 

Gilberto Ferreira da Silva, Unilasalle

Doutor em Educação, Professor do PPGEDU Unilasalle. Pesquisador Produtividade CNPq Nível 2. Líder do Grupo de Pesqusia em Educação Intercultural (GPEI).

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Publicado

02/03/2022

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Artigos