Narrativas de jovens estudantes da EJA sobre consumo

Narratives of young students in YAE about consumption

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a relação de jovens da EJA de uma escola municipal de Itaboraí (RJ) com o consumo e os atravessamentos da instituição em relação a esta temática. Trata-se de um trabalho oriundo de uma dissertação de mestrado e que está inserido numa metodologia qualitativa com ênfase nas narrativas das “histórias de vida temática” e na sua ressignificação em mônadas. Verificamos a prevalência da noção do consumo fortemente associada à circulação do dinheiro e à aquisição de bens, inerentes à lógica da “sociedade de consumidores”. Porém, as práticas de consumo dos sujeitos integram aspectos conscientes/reflexivos pertencentes aos seus contextos socioculturais. A quase unanimidade dos(as) jovens não identificou o tema do consumo nas práticas pedagógicas da escola, sinalizando fragilidades acentuadas pelo contexto pandêmico, especialmente em relação à EJA.

Palavras-chave: Narrativas; Consumo; Educação de Jovens e Adultos (EJA)

 

Abstract

The present article aims to understanding the relation of young people in YAE from a municipal school in Itaboraí (RJ) with consumption and the institution's crossings in relation to this theme. This work comes from a master's thesis and is inserted in a qualitative methodology with emphasis on the narratives of the "thematic life stories" and their resignification into monads. We verified the prevalence of the notion of consumption strongly associated with the circulation of money and the acquisition of goods, inherent to the logic of the "consumers society". However, the consumption practices of the subjects integrate conscious/reflective aspects belonging to their sociocultural contexts. Almost unanimously, young people did not identify the theme of consumption in the pedagogical practices of school, signaling fragilities accentuated by the pandemic context, especially in relation to YAE.

Keywords: Narratives; Consumption; Youth and Adult Education (YAE)

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peter da Silva Rosa, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação (PPGE/UFF). Especialista em Planejamento e Educação Ambiental (UCAM) e também em Cartografia, Geotecnologias e Meio Ambiente no Ensino (UFF). Professor de geografia da rede municipal de Itaboraí (RJ) e da rede estadual do Rio de Janeiro. Pesquisador associado ao grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/CNPq) e também ao grupo de pesquisa Geoinformação em Projetos Educativos (GEOEDUC/CNPq).

E-mail: profpeterrosa@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6052-2682

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ). Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Coordenadora do projeto de extensão e pesquisa Educação Ambiental para professores da Escola Básica: perspectivas teóricas e práticas (EAPEB). Pesquisadora associada ao grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/CNPq).

E-mail: giraojac@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4419-3468

Downloads

Publicado

21/02/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 199
  • pdf downloads: 141

Como Citar

DA SILVA ROSA, P.; GIRÃO SOARES DE LIMA, M. J. . Narrativas de jovens estudantes da EJA sobre consumo: Narratives of young students in YAE about consumption. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4654. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente