Prática Pedagógica de um Professor que ensina matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola do campo

Práctica pedagógica de un docente que enseña matemática en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en una escuela de campo

Autores

Resumo

O presente artigo visa investigar como ocorre a prática pedagógica de um professor que ensina matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola do campo. Partindo de um paradigma qualitativo, os dados foram produzidos através de uma entrevista realizada com um professor que leciona em uma escola municipal no Assentamento Canguçu que está localizada há cerca de quinze quilômetros da cidade de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. Os resultados deste estudo apresentam algumas características e alguns desafios da EJA no contexto do campo e por meio dela a descrição da prática em sala de aula. Acredita-se que esse trabalho pode trazer reflexões para discussão sobre formação iniciais e continuadas de professores que lecionam matemática no contexto da EJA no Campo.

Palavras-chave: Prática Pedagógica; Ensino de Matemática; Educação de Jovens e Adultos.

 

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo indagar en la práctica pedagógica de un docente que enseña matemáticas en Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en una escuela de campo. Partiendo de un paradigma cualitativo, los datos se produjeron a través de una entrevista a un docente que enseña clases en una escuela municipal de Asentamiento Canguçu, que se encuentra a unos cuartos de kilómetros de la ciudad de Barra do Choça, en el suroeste de Bahía. Los resultados de este estudio muestran algunas características y desafíos de EJA en el contexto del campo y a través de su descripción de la práctica en clase. Se cree que este trabajo puede traer reflexiones para la discusión sobre la formación inicial y continua de los docentes que enseñan matemáticas en el contexto de EJA en el campo.

Palabras-claves: Práctica pedagógica; Enseñanza de las matemáticas; Educación de jóvenes y adultos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Ramos Nascimento, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Email: viniramos950@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8887-6995

 

Jonson Ney Dias da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) / Rio Claro, graduado em Licenciatura em matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor da área de Educação Matemática do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É líder do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação (GAIPEM), certificado pelo CNPq junto à UESB. Email: jonson.dias@uesb.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9575-2648

Joubert Lima Ferreira , Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), graduado em Licenciatura em Matemática pela UEFS. Professor da área de Educação Matemática do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e no Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. É líder do Laboratório de Inovação e Pesquisa em Educação Matemática (LIPEM), certificado pelo CNPq junto à UFOB. Email: joubert.ferreira@ufob.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4610-4740

 

Downloads

Publicado

21/02/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 269
  • pdf downloads: 255

Como Citar

RAMOS NASCIMENTO, V. .; DIAS DA SILVA, J. N.; LIMA FERREIRA , J. Prática Pedagógica de um Professor que ensina matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola do campo: Práctica pedagógica de un docente que enseña matemática en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en una escuela de campo . Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4614. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente