Da indiferença à inclusão indiferente: iniciativas e desafios à escolarização de pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos

De la indiferencia a la inclusión indiferente: iniciativas y desafíos para la educación de personas con discapacidad en la Educación de Jóvenes y Adultos

Autores

Resumo

Este ensaio objetiva refletir sobre a escolarização de pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos. Apresenta uma síntese do histórico do atendimento às pessoas com deficiência, ao longo do tempo, desde as práticas de abandono até as ações de Educação Inclusiva na atualidade. Discute como essas iniciativas foram se consolidando no mundo e influenciando o contexto da educação inclusiva brasileira. Analisa a interface entre a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos, e os aspectos das construções curriculares, formação de docentes, o atendimento educacional especializado e a gestão e financiamento da escola inclusiva. Os resultados do estudo mostram que a materialização das estruturas, edificantes das iniciativas de educação inclusiva do jovem adulto com deficiência, principalmente da pessoa com deficiência intelectual, se constitui em um desafio, onde ainda precisam ser superadas a indiferença e a invisibilidade, para que se possa avançar para além da garantia do direito de acesso.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Educação Inclusiva; Deficiência; Práticas de inclusão.

 

Resumen

Este ensayo tiene como objetivo reflexionar sobre la escolarización de las personas con discapacidad en la Educación de Jóvenes y Adultos. Presenta un resumen de la historia de la atención a las personas con discapacidad, a lo largo del tiempo, desde las prácticas de abandono hasta las acciones de Educación Inclusiva en la actualidad. Se discute cómo estas iniciativas se consolidaron en el mundo e influyeron en el contexto de la educación inclusiva en Brasil. Analiza la interfaz entre la Educación Especial y la Educación de Jóvenes y Adultos, y los aspectos de la construcción curricular, la formación del profesorado, los servicios educativos especializados y la gestión y financiación escolar inclusiva. Los resultados del estudio muestran que la materialización de estructuras, que edifican iniciativas de educación inclusiva para jóvenes con discapacidad, especialmente para personas con discapacidad intelectual, constituye un desafío, donde la indiferencia y la invisibilidad aún deben ser superadas, por lo que la indiferencia y la invisibilidad aún se mantienen. deben superarse puede ir más allá de la garantía del derecho de acceso.

Keywords: Educación de Jóvenes y Adultos; Educación inclusiva; Deficiencia; Prácticas de inclusión.

 

 

 

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Biografia do Autor

Olga Mara Bueno, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Educação Inclusiva na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, participante de grupo de pesquisa em Educação de Jovens, Adultos e Idosos (GEJAI) na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Ponta Grossa, Paraná, BR.

e-mail: olgamarabueno@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4243-4822

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora Doutora em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG. Professora Permanente do Mestrado e do Doutorado em Educação – UEPG. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – UEPG.  Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade – UEPG. Ponta Grossa, Paraná, BR

e-mail: sooliveira13@uol.com.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9382-7573

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Publicado

21/02/2022
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Como Citar

BUENO, O. M.; OLIVEIRA, R. de C. da S. . Da indiferença à inclusão indiferente: iniciativas e desafios à escolarização de pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos: De la indiferencia a la inclusión indiferente: iniciativas y desafíos para la educación de personas con discapacidad en la Educación de Jóvenes y Adultos . Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4524. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente