Rezando também se aprende: saberes e práticas educativas das ladainhas em Breve-PA
By praying, you can also learn: knowledge and educational practices from litanies in Breves-PA
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar as práticas educativas e os saberes circulados nos rituais de ladainhas realizadas na cidade de Breves-PA. Fundamenta-se nos pressupostos da História Cultural, em que a história “vista de baixo” (BURKE, 1992) ganha espaço ao considerar as vozes de sujeitos comuns como fontes para se narrar a história. O texto resulta de uma pesquisa etnográfica, sob a metodologia da História Oral, considerando como instrumentos de investigação entrevistas semiestruturadas e a observação em campo. Com base em Brandão (2007, 2010), Zumthor (2007, 2010) e Wulf (2016) concluímos que na educação das ladainhas circulam saberes religiosos, musicais e poéticos, sendo que os educadores desse tipo de “escola” são os próprios rezadores que mostram seu fazer a partir da vivência da prática ritualística.
Palavras-chave: Educação; Saberes; Ladainhas.
Abstract
This article aims to analyze the educational practices and knowledge circulated in the rituals of litanies held in the city of Breves-PA. It is based on the assumptions of Cultural History, in which history “seen from below” (BURKE, 1992) gains prominence when considering the voices of common subjects as sources for narrating history. This text is the result of ethnographic research, under the methodology of Oral History, considering semi-structured interviews and field observation as research instruments. Based on Brandão (2007, 2010), Zumthor (2007, 2010) and Wulf (2016) we conclude that in the education of litanies, religious, musical and poetic knowledge circulate, and the teachers of this type of “school” are those who pray and show their doing from the experience of ritualistic practice.
Keywords: Education; Knowledge; Litanies.
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