Ação docente: um olhar sobre as experiências

Accíon docente: una mirada sobre las experiencias

Autores

Resumo

Neste estudo discutimos aspectos experienciais da ação docente que emergem dos relatos de professoras quando refletem sobre sua prática pedagógica, com o objetivo de identificar, para compreender, ideias e posições subjacentes às práticas pedagógicas. Lançamos mão da Pesquisa Narrativa, que nos deu condições teóricas e metodológicas para investigar as experiências de duas professoras. Os dados foram interpretados à luz da Análise Textual Discursiva. Nos resultados encontramos sentidos e significados que emergem dos relatos (auto)biográficos das professoras atribuídos às visões que estabelecem sobre ensino e docência, onde apresentam uma percepção de ensino crítico, reflexivo e dialógico, visando uma educação mais humanística, nos permitindo também identificar elementos experienciais de ordem pessoal e profissional que repercutem no modo de pensar e agir das professoras.

Palavras-chave: Narrativas; Aspectos experienciais; Ensino e Docência

 

Resumén

En este estudio discutimos aspectos experienciales de la acción docente que emergen de los relatos de profesores cuando reflexionan sobre su práctica pedagógica con el objetivo de identificar y comprender, ideas y posiciones subyacentes a las practicas pedagógicas. Nos apoyamos en la investigación narrativa, que nos otorga bases teóricas y metodológicas para indagar las experiencias de dos profesoras. Los datos fueron interpretados a la luz del Análisis Textual Discursivo. En los resultados fue posible encontrar sentidos y significados que emergen de los relatos (auto)biográficos de las profesoras, atribuidas a las visiones que estalecen sobre enseñanza y la docencia, donde presentan una percepción de la enseñanza critica, reflexiva y dialógica, apuntando a una educación más humanística, permitiéndonos también identificar elementos experienciales de caráter personal y profesional que inciden en la forma de pensar  y actuar de las profesoras.

Palabras clave: Narrativas; Aspectos experienciales; Enseñanza y Docencia.

Biografia do Autor

Jaine Fernanda Jaques Miranda, Universidade Federal do Pará

 

Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECM/UFPA. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará – UFPA. E-mail: jaifernanda@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4973-2275

 

Luan Sidônio Gomes, Universidade Federal do Pará

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pará. Dourando em Educação em Ciências pelo pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECM/UFPA. E-mail: luansidonio@yahoo.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8034-7965

 

Ariadne da Costa Peres Contente, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais (Antropologia). Mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Professora adjunta no Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI/UFPA. E-mail: ariadne@ufpa.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9228-3690

 

Downloads

Publicado

01/08/2021

Edição

Seção

Artigos