Educação do Corpo e a prática corporal do CrossFit: usos políticos e sentidos estéticos da cultura fitness

Educación corporal y práctica corporal de CrossFit: usos políticos y sentidos estéticos de la cultura fitness

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo reflexionar e interpelar a educação do corpo tendo como recorte a prática corporal do CrossFit analisada sob a temática da cultura fitness na Academia “CrossFit AJU”. O CrossFit é trazido ao texto na expectativa de se pensar questões políticas e estéticas por meio desta prática corporal. O objeto é analisado a partir de dois eixos temáticos: “Os discursos como categoria fundante do sentimento/pertencimento de tribo” e “o CrossFit como um dispositivo de autogoverno de si”. Conclui-se que os modos de educação do corpo via CrossFit são efeitos de dispositivos que subjetivam condutas individuais e grupais muitas das vezes disfarçadas pelos discursos de lazer produtivo e preventivo, pela via da culpabilização e responsabilização pelo autogoverno de si.

Palavras-chave: Educação do corpo; Crossfit; Prática corporal.

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo reflexionar y cuestionar la educación del cuerpo teniendo como recorte la práctica corporal de CrossFit analizada bajo el tema de la cultura fitness en la Academia “CrossFit AJU”. El CrossFit se incorpora al texto con la expectativa de pensar en cuestiones políticas y estéticas a través de esta práctica corporal. El objeto se analiza desde dos ejes temáticos: “Los discursos como categoría fundacional del sentimiento/pertenencia a la tribu” y “CrossFit como dispositivo de autogobierno”. Se concluye que las formas de educar el cuerpo a través del CrossFit son efectos de dispositivos que subjetivan los comportamientos individuales y grupales, muchas veces disfrazados por los discursos del ocio productivo y preventivo, por la culpa y rendición de cuentas por el autogobierno.

Palabras clave:  Educación del cuerpo; Crossfit; Práctica corporal.          

Biografia do Autor

Jerlane Santos Abreu, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS/ São Cristóvão-SE (2021). Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Ages -UniAges (2015). E-mail: jerlaneabreu@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5753-4263

 

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – PPGED/UFS. Pós-doutor em "Educação do corpo" pela Universidad Nacional de La Plata – UNLP/Argentina. E-mail: zobolito@gmail.com   Orcid https://orcid.org/0000-0001-5520-5773

 

George Saliba Manske, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI/SC. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul –  UFRGS.  E-mail: gsmanske@yahoo.com.br   Orcid https://orcid.org/0000-0003-0117-7927

 

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Publicado

31/07/2021

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Artigos