Análise sobre as concepções de Adolescência presentes na Base Nacional Comum Curricular

Analysis of the conceptions about Adolescence present in the Common National Curriculum Base

Autores

  • Otávio Augusto de Moraes otavioaugustodemoraes@gmail.com
    UEMA
  • Íris Maria Ribeiro Porto porto.iris@gmail.com

Resumo

Temos como objetivo analisar as concepções sobre a Adolescência presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizamos como método o Histórico Dialético e como técnica a análise documental durante o desenvolvimento da pesquisa. Destacamos duas ideias sobre o conceito de Adolescência principais: a primeira visão como um conceito universal biológico e a segunda como uma etapa construída de forma sócio histórica. Como resultado notamos que o texto carrega a visão da adolescência como um fator de construção históricas, que necessita ser analisada dentro do seu contexto. Alguns trechos precisam ser revisitados para que o documento tenha uma visão que permeie toda a BNCC e não deixe ambiguidades durante a leitura. Concluímos que a compressão da Adolescência na BNCC faz-se necessário refletir sobre o tema na elaboração de políticas públicas voltadas às Adolescências.

Palavras-chave:

Adolescência; Base Nacional Comum Curricular; Ensino Médio.

 

Abstract

We aim to analyze the conceptions about Adolescence present in the Common National Curriculum Base (BNCC). We use as a method the Dialectical History and as a technique the documental analysis during the development of the research. We highlight two main ideas about the concept of Adolescence: the first view as a universal biological concept and the second as a stage built in a socio-historical way. As a result, we note that the text carries the vision of adolescence as a historical construction factor, which needs to be analyzed within its context. Some excerpts need to be revisited so that the document has a vision that permeates the entire BNCC and does not leave ambiguities during the reading. We conclude that the compression of Adolescence in BNCC makes it necessary to reflect on the theme in the development of public policies aimed at Adolescence.

Kaewords:

Adolescence; Common National Curriculum Base; High School.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Augusto de Moraes, UEMA

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3418-5405. E-mail: otavioagustodemoraes@gmail.com.

Íris Maria Ribeiro Porto

 

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Psicologia pela Universidade Ceuma. Mestra em Educação pela UFMA. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7235-9931. E-mail: porto.iris@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 316
  • pdf downloads: 336

Como Citar

MORAES, O. A. de; PORTO, Íris M. R. . Análise sobre as concepções de Adolescência presentes na Base Nacional Comum Curricular: Analysis of the conceptions about Adolescence present in the Common National Curriculum Base. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4421. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos