Apontamentos teóricos da Fenomenologia como (possível) caminho metodológico para pesquisas em educação não escolar
Theoretical notes of Phenomenology as a (possible) methodological way for research in non-school education.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir sobre como a filosofia fenomenológica de Edmund Husserl (1958; 1975) pode servir de inspiração para a construção de um caminho epistemológico para pesquisas sobre práticas educativas em espaços não escolares. Para isso, o artigo traz a reflexão de alguns autores a respeito dessa filosofia como Salansky (2006), Depraz (2011) e Ferreira (2015) e, particularmente, o desenvolvimento de três conceitos considerados relevantes para a análise da realidade educacional como um fenômeno social: o noema, a noese e a variação eidética como doação de sentido da realidade pelos sujeitos dos processos de ensino-aprendizagem. E, ao final, o artigo mostra o emprego desses aspectos da fenomenologia e seus resultados em algumas pesquisas sobre educação e pobreza que utilizaram esse percurso metodológico.
Palavras-Chave: Fenomenologia - Educação Não Escolar - Pesquisa em educação
Abstract
This article discusses the inspiration of Edmund Husserl's phenomenological philosophy (1958; 1975) as a possible epistemological path for research on educational practices in non-school spaces. For this, the article brings the reflection of some authors about this philosophy, such as Salansky (2006), Depraz (2011) and Ferreira (2015) and, particularly, the development of three concepts considered relevant to the analysis of educational reality as a social phenomenon: the noema, the noesis and eidetic variation as a donation of the meaning of reality by the subjects of the teaching-learning processes. And, at the end, the article shows the use of these aspects of phenomenology and some results from some education and poverty’s research that used this methodological approach.
Keywords: Phenomenology - Non-School Education - Education Research
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