O Laboratório de Educação Matemática - LEMA/UNAMA - e a Psicologia Histórico-Cultural: Uma Aproximação da Formação Inicial na Licenciatura em Matemática com o Ensino e a Pesquisa

Autores

  • Eva Santos de Souza no@email.com
    Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Natanael Freitas Cabral no@email.com
    Universidade da Amazônia (UNAMA)

Resumo

As múltiplas experiências vivenciadas pela aluna Eva Santos de Souza nas disciplinas de Estágios Supervisionados I, II e III, sobretudo as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado III, na perspectiva do Laboratório de Educação Matemática, (Lema/Unama), foram especialmente marcantes, pois acabaram por suscitar inúmeras possibilidades de amadurecimento acadêmico. Uma destas experiências culminou com a construção de um texto didático para o ensino de frações, que guardava em si algumas características específicas. Relato neste artigo a elaboração do projeto que buscou fundamentação teórica tanto na análise do discurso quanto na análise microgenética e que dirigiu um estudo de caso em que analisei as interações verbais de Eva com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. A análise mostrou dois momentos sistematicamente ordenados na direção do objetivo fundamental da atividade, sendo o primeiro momento marcado por uma mediação interativa intensa e o segundo por uma mediação interativa branda. Em ambos os momentos a abordagem foi predominantemente dialógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Santos de Souza, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Licenciada em Matemática pela Unama.

Natanael Freitas Cabral, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Graduado em Ciências (UFPA). Graduado em Matemática (UFPA). Bacharel em Teologia (FTBA). Especialista em Educação Matemática (UEPA). Mestre em Educação Matemática (UFPA). Doutor em Educação Brasileira (PUC-Rio).

Downloads

Publicado

19/08/2011
Métricas
  • Visualizações do Artigo 123
  • PDF downloads: 192

Como Citar

SOUZA, E. S. de; CABRAL, N. F. O Laboratório de Educação Matemática - LEMA/UNAMA - e a Psicologia Histórico-Cultural: Uma Aproximação da Formação Inicial na Licenciatura em Matemática com o Ensino e a Pesquisa. Revista Cocar, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 109–116, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/44. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos