O Laboratório de Educação Matemática - LEMA/UNAMA - e a Psicologia Histórico-Cultural: Uma Aproximação da Formação Inicial na Licenciatura em Matemática com o Ensino e a Pesquisa
Resumo
As múltiplas experiências vivenciadas pela aluna Eva Santos de Souza nas disciplinas de Estágios Supervisionados I, II e III, sobretudo as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado III, na perspectiva do Laboratório de Educação Matemática, (Lema/Unama), foram especialmente marcantes, pois acabaram por suscitar inúmeras possibilidades de amadurecimento acadêmico. Uma destas experiências culminou com a construção de um texto didático para o ensino de frações, que guardava em si algumas características específicas. Relato neste artigo a elaboração do projeto que buscou fundamentação teórica tanto na análise do discurso quanto na análise microgenética e que dirigiu um estudo de caso em que analisei as interações verbais de Eva com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. A análise mostrou dois momentos sistematicamente ordenados na direção do objetivo fundamental da atividade, sendo o primeiro momento marcado por uma mediação interativa intensa e o segundo por uma mediação interativa branda. Em ambos os momentos a abordagem foi predominantemente dialógica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19/08/2011
Métricas
- Visualizações do Artigo 140
- PDF downloads: 196
Como Citar
SOUZA, E. S. de; CABRAL, N. F. O Laboratório de Educação Matemática - LEMA/UNAMA - e a Psicologia Histórico-Cultural: Uma Aproximação da Formação Inicial na Licenciatura em Matemática com o Ensino e a Pesquisa. Revista Cocar, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 109–116, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/44. Acesso em: 2 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos