Abordagem Ambiental na Perspectiva do Ensino de Geografia no Ensino Médio

Environment approach: a geography teaching perspective in high school

Autores

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa realizada durante a disciplina Análise Ambiental no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e teve como objetivo investigar a abordagem da temática ambiental no Ensino Médio, por meio de documentos legais da Educação e de livros didáticos utilizados por escolas da educação básica de Vitória da Conquista. A Educação Ambiental é um tema transversal que precisa ser abordado nos diversos componentes curriculares, sobretudo na Geografia pela natureza dessa ciência que tem seu objeto de estudo a relação da sociedade com a natureza. O livro didático pode ser a única fonte de consulta para estudantes de escolas públicas e precisa contemplar conhecimentos que auxiliem a prática pedagógica. As obras de Geografia consultadas demonstraram uma abordagem generalista e carente de aprofundamentos por parte do professor.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Sociedade-Natureza; Ensino de Geografia.

 

Abstract

This article is the result of research carried out during the Environmental Analysis course in the Geography degree course at the Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) [State University of Southwest Bahia] and its main goal was to investigate the approach to environmental issues in high school, through legal documents of Education and of textbooks used by basic education schools in Vitória da Conquista. Environmental Education is a transversal theme that needs to be addressed in the various curricular components, especially in Geography due to the nature of this science, whose object is the relationship between nature and society. The textbook could be the only consultation source for students in public schools and needs to include knowledge that will help pedagogical practice. The consulted Geography works demonstrated an overall approach and lacked further elaboration by the teacher.

Keywords: Environmental education; Nature Society; Geography Teaching

             

Biografia do Autor

Alexsandro de Oliveira Silva, UESB

Mestrando em Educação (PPGED/UESB). Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2021). Membro do GRUPEG - Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia. Professor de Geografia na Nova Escola Vitória da Conquista. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UESB) (2018-2019). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UESB) (2017-2018).

E-mail: alexgeisa@yahoo.com.br ORCID: 0000-0001-6806-1545

Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, UESB

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Realizou estágio pós doutoral em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2019). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2006) e Graduação no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1996). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação na linha de pesquisa: Conhecimento e práticas escolares. Líder do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/UESB)

E-mail:  andrecksa.oliveira@uesb.edu.br Orcid: 0000.0002.7826.0908

Dario Barbosa de Souza Neto, UESB

Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2020). Membro do GRUPEG - Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia. Professor de Geografia na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais (SEE-MG). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UESB) (2017-2018).

E-mail: dario.bsouza@gmail.com ORCID: 0000-0002-2939-1207

Downloads

Publicado

01/08/2021

Edição

Seção

Artigos