Dimensões educativas do Movimento Negro: uma revisão na Revista da ABPN

Educational dimensions of the Black Movement: a review in the “Revista da ABPN”

Autores

Resumo

Esta revisão sistemática analisa o caráter educativo do Movimento Negro (MN) nos artigos da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (intitulada Revista da ABPN), entre o período de 2010-2020 tendo como parâmetro a postulação teórica de Movimento Negro Educador (MNE) desenvolvido pela pesquisadora Nilma Lino Gomes (2017). De um total de inicial de 237 artigos, 40 atenderam aos critérios de inclusão na amostra. Do total geral, (83%) são ensaios teóricos e (17%) artigos de pesquisas empíricas. Os artigos foram classificados na relação entre o MNE e: as Políticas Públicas de Educação (25%), os intelectuais negros (20%), os movimentos de cultura popular (18%), o movimento quilombola (13%), o gênero (8%), a identidade (8%), o letramento (5%) e a mídia (5%). A produção analisada viabiliza um espaço público de debates para e pelo MN, ressaltando a sua dimensão educadora.

Palavras-chave:  Movimento Negro; Educação; Produção científica; Saberes docentes.

 

Abstract

This systematic review analyzes the educational character of the Black Movement (MN) in the articles of the Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN Magazine), between 2010-2020, having as parameter the theoretical postulation of Movimento Negro Educador (MNE) developed by researcher Nilma Lino Gomes (2017). From an initial total of 237 articles, 40 met the inclusion criteria in the sample. Of the general total, (83%) are theoretical essays and (17%) empirical research articles. The articles were classified according to the relationship between the MNE and: Public Education Policies (25%), black intellectuals (20%), popular culture movements (18%), the quilombola movement (13%), gender (8%), identity (8%), literacy (5%) and the media (5%). The analyzed production enables a public space for debates for and by the MN, emphasizing its educational dimension.

Keywords: Black Movement; Education; Scientific production; Teaching knowledge.

Biografia do Autor

João Marcos de Souza Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande UFCG

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande. Possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade (2018), campus Cajazeiras/PB. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2016-2018) e no projeto de extensão Quilombolas e Cultura Negra no Alto Sertão Paraibano (PROEXT/MEC/SESu) (2015-2016). Foi membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Gênero (NEABIG-UFCG/CFP) (2015-2016). Atualmente, desenvolve pesquisas sobre Educação Para as Relações Étnicorraciais e Movimento Negro. Email: marcosjm13@hotmail.com        Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2173-6629

André Augusto Diniz Lira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFCG. Pesquisador Associado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade- Educação (CIERS-Ed) da Fundação Carlos Chagas. Estágio pós-doutoral em Educação na Fundação Carlos Chagas. Estágio Pós-doutoral em Linguística Aplicada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. Doutor, Mestre e Especialista em Educação pela UFRN; Especialista em Bíblia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Licenciado em Psicologia e Formação de Psicólogo pela UEPB. Líder do grupo de pesquisa Sociedade, Cultura e Educação. Interesses de pesquisa: Teoria das Representações Sociais, Teoria Social (Pierre Bourdieu), Abordagens (auto)biográficas, identidades sociais e profissionais, Educação Superior, Educação Básica, fracasso escolar e acadêmico, sucesso escolar e acadêmico. Email: andreaugustoufcg@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9398-507X

 

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Publicado

02/03/2022

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Artigos