Dimensões educativas do Movimento Negro: uma revisão na Revista da ABPN
Educational dimensions of the Black Movement: a review in the “Revista da ABPN”
Resumo
Esta revisão sistemática analisa o caráter educativo do Movimento Negro (MN) nos artigos da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (intitulada Revista da ABPN), entre o período de 2010-2020 tendo como parâmetro a postulação teórica de Movimento Negro Educador (MNE) desenvolvido pela pesquisadora Nilma Lino Gomes (2017). De um total de inicial de 237 artigos, 40 atenderam aos critérios de inclusão na amostra. Do total geral, (83%) são ensaios teóricos e (17%) artigos de pesquisas empíricas. Os artigos foram classificados na relação entre o MNE e: as Políticas Públicas de Educação (25%), os intelectuais negros (20%), os movimentos de cultura popular (18%), o movimento quilombola (13%), o gênero (8%), a identidade (8%), o letramento (5%) e a mídia (5%). A produção analisada viabiliza um espaço público de debates para e pelo MN, ressaltando a sua dimensão educadora.
Palavras-chave: Movimento Negro; Educação; Produção científica; Saberes docentes.
Abstract
This systematic review analyzes the educational character of the Black Movement (MN) in the articles of the Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN Magazine), between 2010-2020, having as parameter the theoretical postulation of Movimento Negro Educador (MNE) developed by researcher Nilma Lino Gomes (2017). From an initial total of 237 articles, 40 met the inclusion criteria in the sample. Of the general total, (83%) are theoretical essays and (17%) empirical research articles. The articles were classified according to the relationship between the MNE and: Public Education Policies (25%), black intellectuals (20%), popular culture movements (18%), the quilombola movement (13%), gender (8%), identity (8%), literacy (5%) and the media (5%). The analyzed production enables a public space for debates for and by the MN, emphasizing its educational dimension.
Keywords: Black Movement; Education; Scientific production; Teaching knowledge.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 226
- pdf downloads: 312