Meios semióticos de objetivação de uma criança de quatro anos na resolução de um poema problema

Semiotic means of objectification of a four-year-old child in solving a problem-poem

Autores

  • Jadilson Ramos de Almeida jadilson.almeida@ufrpe.br
    Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Esse artigo objetivou identificar os meios semióticos utilizados por uma criança na resolução de um poema problema. Esses meios semióticos são compostos por diversos elementos, como a fala, a escrita, os desenhos, os gestos, os artefatos, etc. e tem como fundamento a teoria da objetivação. Participou dessa pesquisa uma criança de quatro anos de idade. A construção dos dados se deu a partir de uma filmagem que focava na resolução do problema pela criança. Os dados indicam que a criança utilizou diversos meios semióticos, como a fala, os desenhos e o movimento com o lápis, que foram fundamentais para seu encontro com o saber contagem. Salientamos que esse encontro da criança com o saber contagem, foco do poema problema, não significa que ele aprendeu o conceito, uma vez que a aprendizagem é um processo contínuo. Essa criança ainda terá muitos encontros com o saber em questão.

Palavras-chave: Poema problema; Teoria da Objetivação; Meios semióticos.

 

 

 

Abstract

This article aimed to identify the semiotic means used by a child to solve a problem-poem. These semiotic means are composed of several elements, such as speech, writing, drawings, gestures, artifacts, etc. and is based on the objectification theory. A four-year-old child participated in this research. The data was constructed based on footage that focused on the child solving the problem. The data indicate that the child used various semiotic means, such as speech, drawings, and movement with the pencil, which were fundamental for its encounter with the counting know-how. We emphasize that this encounter of the child with the counting know-how, the focus of the problem-poem, does not mean that the child learned the concept, since learning is a continuous process. This child will still have many encounters with the know-how at stake.

Keywords: Problem poem; Objectification theory; Semiotic means.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jadilson Ramos de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Matemática, Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE. Líder do grupo de pesquisa Al Jabr em História, Epistemologia e Didática da Álgebra. Professor da UFRPE, atuando na Graduação em Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências. Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. E-mail: jadilson.almeida@ufrpe.br   

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-3707-4807

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5828404099372063

Downloads

Publicado

27/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 179
  • pdf downloads: 151

Como Citar

ALMEIDA, J. R. de. Meios semióticos de objetivação de uma criança de quatro anos na resolução de um poema problema: Semiotic means of objectification of a four-year-old child in solving a problem-poem. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4303. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos