Confecção de modelos didáticos de porcelana fria para auxiliar os pedagogos no Ensino de Ciências
Confection of cold porcelain didactic models to assist pedagogues in Science Teaching
Resumo
Os modelos didáticos mostram-se bastante eficazes no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo auxiliar futuros professores de pedagogia na confecção de modelos didáticos elaborados com a massa de porcelana fria e refletir sobre suas contribuições no Ensino de Ciências. A pesquisa desenvolveu-se durante uma disciplina Complementar de Graduação (DCG) ofertada no 1° semestre de 2019 para 13 acadêmicos de uma Universidade da Região Central do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através de roda de conversa e diário de bordo do pesquisador. Ao todo foram desenvolvidos 12 modelos didáticos de porcelana fria. A utilização da massa de porcelana fria, caracterizou-se como um importante recurso a ser empregado, proporcionando aos licenciandos uma dinâmica diferenciada no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Pedagogos; Material didático; Disciplina complementar de graduação.
Abstract
Didactic models are very effective in the teaching-learning process. In this sense, this research aimed to assist future pedagogy teachers in the making of didactic models made with the cold porcelain clay and to reflect on their contributions in Science Education. The research was developed during a Complementary Undergraduate Course (CUC) offered in the 1st semester of 2019 to 13 academics from a University in the Central Region of Rio Grande do Sul State. The data were collected through a conversation wheel and the researcher's logbook. Altogether 12 didactic models of cold porcelain were developed. The use of cold porcelain clay is characterized as an important resource to be used, providing students with a different dynamic in the teaching-learning process.
Keywords: Pedagogues; Didactic material; Complementary undergraduate course.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 259
- pdf downloads: 184