Confecção de modelos didáticos de porcelana fria para auxiliar os pedagogos no Ensino de Ciências

Confection of cold porcelain didactic models to assist pedagogues in Science Teaching

Autores

Resumo

Os modelos didáticos mostram-se bastante eficazes no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo auxiliar futuros professores de pedagogia na confecção de modelos didáticos elaborados com a massa de porcelana fria e refletir sobre suas contribuições no Ensino de Ciências. A pesquisa desenvolveu-se durante uma disciplina Complementar de Graduação (DCG) ofertada no 1° semestre de 2019 para 13 acadêmicos de uma Universidade da Região Central do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através de roda de conversa e diário de bordo do pesquisador. Ao todo foram desenvolvidos 12 modelos didáticos de porcelana fria. A utilização da massa de porcelana fria, caracterizou-se como um importante recurso a ser empregado, proporcionando aos licenciandos uma dinâmica diferenciada no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Pedagogos; Material didático; Disciplina complementar de graduação.

 

Abstract

Didactic models are very effective in the teaching-learning process. In this sense, this research aimed to assist future pedagogy teachers in the making of didactic models made with the cold porcelain  clay and to reflect on their contributions in Science Education. The research was developed during a Complementary Undergraduate Course (CUC) offered in the 1st semester of 2019 to 13 academics from a University in the Central Region of Rio Grande do Sul State. The data were collected through a conversation wheel and the researcher's logbook. Altogether 12 didactic models of cold porcelain were developed. The use of cold porcelain clay is characterized as an important resource to be used, providing students with a different dynamic in the teaching-learning process.

Keywords: Pedagogues; Didactic material; Complementary undergraduate course.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonan Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, especialista em Educação Ambiental/UFSM, e mestre em Educação em Ciências/UFSM. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, além de idealizador e responsável pelo projeto Oficina de Ciências, desenvolvendo atividades práticas, jogos didáticos, saídas de campo, e modelos tridimensionais de biologia na educação básica e no ensino superior.

E-mail: leonan.guerra@yahoo.com.br         ORCID: https://orcid.org/ 0000-0003-3111-5401

 

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq. Atualmente é vice-presidente do Clube Brasileiro de Purinas. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: NTPDase, 5'-nucleotidase, acetilcolinesterase, ALA-D, catalase e superóxido dismutase em diferentes doenças em humanos e em modelos experimentais. Também, está trabalhando em Educação em Ciências, em ensino, aprendizagem e cienciometria.

E-mail: mariachitolina@gmail.com                      ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-5240-8935

Downloads

Publicado

01/05/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 196
  • pdf downloads: 160

Como Citar

GUERRA, L.; CHITOLINA SCHETINGER, M. R. Confecção de modelos didáticos de porcelana fria para auxiliar os pedagogos no Ensino de Ciências: Confection of cold porcelain didactic models to assist pedagogues in Science Teaching. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4301. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos