Adição e Subtração de Frações com Calculadora Virtual

Autores

  • Pedro Franco de Sá no@email.com
    Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Ana Carolina Navegantes de Jesus no@email.com
    Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Antonio José de Barros Neto no@email.com
    Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Fabio José da Costa Alves no@email.com
    Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Idevalda Ferreira Rodrigues no@email.com
    Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-PA)

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados obtidos com a pesquisa que buscou avaliar a viabilidade de ensino da adição e subtração de frações por meio de atividades mediadas por uma calculadora virtual para frações, realizada junto a uma turma de 24 alunos do 5º ano de uma escola estadual de ensino fundamental e médio, localizada na cidade de Belém-Pará. Foi inicialmente aplicado um pré-teste aos alunos, do qual constavam um questionário e questões de adição e subtração de frações, após isso, foram elaboradas e aplicadas atividades, realizadas com o auxílio da máquina de calcular virtual, para que obtivessem conclusões sobre procedimentos de resolução envolvidos em cada operação; por fim, os discentes realizaram um pós-teste, com as mesmas questões constantes do pré-teste, a fim de se verificar os resultados alcançados. Os resultados indicam que houve um crescimento significativo do percentual de acertos no pós-teste em relação ao pré-teste e que o ensino das operações de adição e subtração de frações por meio de atividades mediadas por uma calculadora como recurso didático é viável.

Palavras-chave: Educação. Educação Matemática. Uso Didático da Calculadora. Ensino de Frações

Addition and subtraction of fractions with a virtual calculator

This work presents the results obtained from the research which sought to evaluate the possibility of teaching addition and subtraction of fractions using activities mediated by a virtual calculator appropriate for fractions, carried out in a class with 24 students of the 5th grade of a public school, located in the city of Belém, Pará. Initially, a pre-test was applied to the students, with a questionnaire and problems involving addition and subtraction of fractions; afterwards, some activities were elaborated and applied to the students, for which they used a virtual calculator in order for them to draw a conclusion about the problem solving procedures involved in each operation; at last, the students were presented with a post-test with the same questions of the pre- test in order to verify the achieved results. The results indicate a significant increase regarding the percentage of correct answers in the post- test, in comparison to those in the pre-test, and also that the teaching of the operations involving addition and subtraction of fractions by means of activities mediated by a calculator as a didactic resource is feasible.

Keywords: Education. Mathematics education. Didactic use of calculator. Fractions teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Educação (UFRN). Mestre em Matemática (UFPA). Professor titular Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor titular da Universidade da Amazônia (Unama).

Ana Carolina Navegantes de Jesus, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Discente do Curso de Licenciatura Plena em Matemática (UEPA).

Antonio José de Barros Neto, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestre em Ciências da Computação (UFPe). Professor assistente da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Fabio José da Costa Alves, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Licenciado em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará (UNESPa). Graduado em Engenharia Civil (UFPA). Doutor em Geofísica (UFPA). Professor Adjunto II da Universidade do Estado do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. Professor Titular da Universidade da Amazônia (Unama).

Idevalda Ferreira Rodrigues, Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-PA)

Licenciada em Matemática pela UEPA. Professora da SEDUC-PA.

Downloads

Publicado

19/08/2011
Métricas
  • Visualizações do Artigo 215
  • PDF downloads: 821

Como Citar

SÁ, P. F. de; JESUS, A. C. N. de; DE BARROS NETO, A. J.; ALVES, F. J. da C.; RODRIGUES, I. F. Adição e Subtração de Frações com Calculadora Virtual. Revista Cocar, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 101–108, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/43. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)