Uma análise do perfil aluno cotista e sua permanência em cursos de engenharia na UACSA- UFRPE

An Analysis of The Quota Student Profile and his Permanence in Engineering Courses at the UACSA - UFRPE

Autores

Resumo

Com a Lei 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, 50% das vagas das IFEs passaram a ser ocupadas por estudantes que cursaram os três últimos anos da educação básica em escolas públicas. Nesse contexto, este trabalho apresenta o perfil e as condições de permanência de estudantes cotistas do curso de Engenharia numa perspectiva material e simbólica (SANTOS, 2009), visando perceber questões econômicas e interferências subjetivas que influenciam na permanência dos mesmos na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UFRPE). A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário, tratado pelo software IBM SPSS e analisados à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN,1977). Os resultados apontam o perfil de estudantes cotistas que lutam por continuar na universidade, indicando a necessidade de políticas públicas complementares que possibilitem a permanência dos estudantes cotistas nas universidades.

Palavras-chave:

Aluno cotista; Permanência; Ensino Superior.

 

Abstract

With of Law 12.711/2012, known as the Quota Law, 50% of the IFEs' vacancies started to be occupied by students who attended the last three years of basic education in public schools. In this context, this work presents the profile and conditions of permanence of quota students from the Engineering course in a material and symbolic perspective (SANTOS, 2009), aiming to perceive economic issues and subjective interferences that influence the permanence of these in the Academic Unit of Cabo de Santo Agostinho (UFRPE). Data collection was carried out by applying a questionnaire were processed by the IBM SPSS software and analyzed in the light of Content Analysis (BARDIN, 1977). The results point to the profile of a quota student that struggles to stay in the university, indicating the need for complementary public policies that enable the participation of these students in universities.

Keywords: Quota Student; Permanence; University education.

 

Biografia do Autor

Francy Laura Correia Gomes dos Passos, Universidade Federal Rural de Peranmbuco

Mestrado em Gestão Pública (UFPE). Licenciatura Plena em História UFRPE). Licenciatura em Pedagogia (UniBF). Técnica em Assuntos Educacionais, lotada  na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (UFRPE). Email: francylaura@gmail.com.    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7583-0645  

Maria Fernanda dos Santos Alencar, UFPE

Doutorado em Ciências da Educação (Udelmar-Chile). Mestrado em Educação (UFPB). Licenciatura em Letras (UFPE). Professora adjunta da UFPE/CAA, Núcleo de Formação Docente - curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional de Gestão Pública (CCSA/UFPE). Email: Fernanda.alencar@ufpe.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1140-3246

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação (UFPE). Mestrado em Educação e licenciatura plena em Pedagogia (UFPB). Professor Associado da UFPB, lotado no Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação (DFE CE). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UFPB) Email: eduardojorgels@gmail.com.  ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-5402-8880 

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Publicado

27/07/2021

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Artigos