A Prática pedagógico-musical do maestro de banda de música no Pará: um estudo de caso

La Práctica pedagógico-musical del director de una banda de música en Pará: un estudio de caso

Autores

  • Bruno Daniel Monteiro Palheta brunodanielmont@gmail.com
    Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

O presente artigo, síntese de uma dissertação de mestrado, busca compreender a prática pedagógico-musical do maestro de banda de música no Pará. Baseada em pesquisa empírica do Clube Musical 31 de Agosto da cidade de Vigia-PA. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como estudo de caso, com abordagem do tipo etnometodológica e o uso de algumas técnicas da investigação etnográfica. Conclui-se que a prática de ensino desenvolvida pelo maestro, apesar de considerada uma prática não-formal de ensino, tem contribui para a continuação desse tipo de instituição e para a inserção social dos indivíduos que dela participam, revelando, com isso, uma função latente da educação musical em ambiente de banda de música que transcende o campo da arte musical.  Constatou-se, também, que esta prática de ensino é marcada por costumes e representações que tem a figura do maestro como ponto referencial.

Palavras-chave: Educação musical. Banda de música. Maestro.

Resumen

El presente artículo, síntesis de una tesis de maestría, busca comprender la práctica pedagógico-musical del director de una banda de música en Pará, a partir de la investigación empírica del Clube Musical 31 de Agosto de la ciudad de Vigia-PA. Metodológicamente, la investigación se caracteriza por ser un estudio de caso, con un enfoque en la etnometodologia y el uso de algunas técnicas de investigación etnográfica. Se concluye que la práctica docente desarrollada por el director, a pesar de ser considerada una práctica docente no formal, ha contribuido a la continuidad de este tipo de institución y a la inserción social de los individuos que participan en ella, revelando así una función latente de la educación musical en un entorno de banda de música que trasciende el campo del arte musical. También se encontró que esta práctica docente está marcada por costumbres y representaciones que tienen la figura del director como punto de referencia.

Palabras clave: Banda de música. Educación musical. Conductor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Daniel Monteiro Palheta, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Graduação em licenciatura em Música e licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Pará. Atua como professor efetivo de língua portuguesa da educação básica (SEDUC-PA), e professor de informática da Prefeitura Municipal Vigia de Nazaré.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8822-0598 E-mail: brunodanielmont@gmail.com

 

Downloads

Publicado

27/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 169
  • pdf downloads: 196

Como Citar

PALHETA, B. D. M. A Prática pedagógico-musical do maestro de banda de música no Pará: um estudo de caso: La Práctica pedagógico-musical del director de una banda de música en Pará: un estudio de caso. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4269. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos