Pesquisa Qualitativa: a contribuição da Escola de Chicago

Qualitative Research: the Chicago School contribution

Autores

Resumo

O desenvolvimento e consolidação da investigação qualitativa no âmbito das ciências humanas e sociais tem sido objeto de reconhecimento em diferentes campos de conhecimento. Este avanço significativo tem se realizado historicamente à luz de trabalhos pioneiros que devem ser continuamente destacados, tanto pela sua contribuição histórica como pelos marcos teóricos, que continuam atuais, inspirando pesquisas na contemporaneidade. Este artigo tem como objetivo compreender a matriz da pesquisa qualitativa, revisitando os primórdios dessa  investigação, atentando especificamente para as contribuições teóricas e metodológicas da Escola de Chicago, e utilizando como principais fontes Howard Becker e Herbert Blumer. A partir da pesquisa bibliográfica, conclui-se que além do seu caráter histórico inovador, a Escola de Chicago permanece como uma referência importante para o desenvolvimento de abordagens qualitativas em pesquisa, tanto do ponto de vista teórico quanto metodológico.

Palavras-chave: pesquisa qualitativa; interacionismo simbólico; escola de Chicago.

 

 

Abstract

The development of qualitative research in human and social sciences has been recognized in different fields of knowledge. This significant advance has historically taken place in the light of pioneering works that should be continually highlighted, both for their historical contribution and for the theoretical frameworks, which remain relevant, inspiring research in contemporary times. This article aims to understand the matrix of qualitative research, revisiting the beginnings of this investigation, paying particular attention to the theoretical and methodological contributions of the Chicago School, and using Howard Becker and Herbert Blumer as the main sources. From bibliographical research, it can be concluded that, in addition to its innovative historical character, the Chicago School remains an important reference for the development of qualitative approaches in research, both from a theoretical and methodological point of view

Keywords: qualitative research; symbolic interactionism; Chicago School.

 

Biografia do Autor

Elisa Pereira Gonsalves Possebon, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação pela Universidade Metodista Piracicaba. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões na UFPB, onde atua na linha Espiritualidade e Saúde. Pedagoga, especialista em Pesquisa Educacional. Coordenadora do Núcleo de Educação Emocional do Centro de Educação da UFPB.

Email: elisa.gonsalves@gmail.com

Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-4597-504X 

Pedro Gonsalves de Alcântara Formiga, Universidade de São Paulo

Especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrando em Direito na Universidade de São Paulo, onde integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia do Direito e Direitos Socioambientais. Bacharel em Direito pela PUC-MG, participou do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional do Observatório de Direitos Humanos da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

Email: pedroformiga93@usp.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4585-0119

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Publicado

26/07/2021

Edição

Seção

Artigos