Biodiversidade: análise das concepções de licenciandos em Ciências Biológicas a partir de uma perspectiva intercultural

Biodiversity: analysis of licenciate degree in Biological Sciences students from an intercultural perspective

Autores

  • Vicente de Paula Campos Freitas vicente.freitas@prof.edu.ma.gov.br
    UNVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Thaliana Cruz Dantas thalyanacdantas@gmail.com
  • Mariana Guelero do Valle mariana.valle@ufma.br

Resumo

A relação entre Ciência e Cultura trata-se de um desafio a ser contemplado na formação de professores de Biologia, a fim de contribuir na constituição de uma Educação mais plural e diversificada. Desse modo, a pesquisa em questão analisou as concepções sobre Biodiversidade no contexto de um Curso de licenciatura em Ciências Biológicas a partir de uma perspectiva intercultural. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa. Os resultados deste trabalho apontam a variedade de concepções sobre Biodiversidade e sua relação com as diferentes culturas. Tais concepções revelam que os sujeitos participantes possuem contextos socioculturais diferentes, evidenciados na riqueza de elementos culturais por eles apresentados. Destaca-se, portanto, a necessidade de uma formação docente que considere os aspectos culturais em seus processos educacionais.

Palavras-chave: Interculturalidade; Biodiversidade; Formação Docente.

 

Abstract

The relation between Science and Culture is a challenge to be considered during the academic development of Biology teachers in order to promote a more plural and diversified Education. For this reason, the conceptions of Biodiversity, in the context of Biologic Science Teaching degree, were analyzed according to an intercultural perspective. This research is based on a qualitative approach and its results reveal a great variety of conceptions about Biodiversity relating to different cultures. These conceptions show that the subjects involved in the research live in varied sociocultural contexts which were highlighted by some the cultural elements they presented. Therefore, there is evidence of the necessity to include multiple cultural aspects in teachers’ academic life.

Keywords: Interculturality; Biodiversity; Teacher Academic Development.

 

 

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Biografia do Autor

Vicente de Paula Campos Freitas, UNVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrando em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão. Professor de Biologia da Rede Estadual de Ensino do Maranhão e de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Axixá. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (GPECBio).  ORCID: 0000-0002-4143-6383       

E-mail: vicente.freitas@prof.edu.ma.gov.br

Thaliana Cruz Dantas

Professora de Ciências da Rede Municipal de Educação de Buriticupu - MA.

Graduada em Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal do Maranhão.  Mestra em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão. ORCID: 0000-0003-0277-3421   E-mail: thalyanacdantas@gmail.com

Mariana Guelero do Valle

Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), mestra e doutora em educação pela Faculdade de Educação da USP (FE/USP). Atua como professora credenciada no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPECEM/UFMA) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (GPECBio). ORCID: 0000-0001-5203-370X

E-mail: mariana.valle@ufma.br

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Publicado

30/07/2021
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Como Citar

CAMPOS FREITAS, V. de P.; DANTAS, T. C. .; DO VALLE, M. G. . Biodiversidade: análise das concepções de licenciandos em Ciências Biológicas a partir de uma perspectiva intercultural: Biodiversity: analysis of licenciate degree in Biological Sciences students from an intercultural perspective. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4223. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos