Biodiversidade: análise das concepções de licenciandos em Ciências Biológicas a partir de uma perspectiva intercultural
Biodiversity: analysis of licenciate degree in Biological Sciences students from an intercultural perspective
Resumo
A relação entre Ciência e Cultura trata-se de um desafio a ser contemplado na formação de professores de Biologia, a fim de contribuir na constituição de uma Educação mais plural e diversificada. Desse modo, a pesquisa em questão analisou as concepções sobre Biodiversidade no contexto de um Curso de licenciatura em Ciências Biológicas a partir de uma perspectiva intercultural. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa. Os resultados deste trabalho apontam a variedade de concepções sobre Biodiversidade e sua relação com as diferentes culturas. Tais concepções revelam que os sujeitos participantes possuem contextos socioculturais diferentes, evidenciados na riqueza de elementos culturais por eles apresentados. Destaca-se, portanto, a necessidade de uma formação docente que considere os aspectos culturais em seus processos educacionais.
Palavras-chave: Interculturalidade; Biodiversidade; Formação Docente.
Abstract
The relation between Science and Culture is a challenge to be considered during the academic development of Biology teachers in order to promote a more plural and diversified Education. For this reason, the conceptions of Biodiversity, in the context of Biologic Science Teaching degree, were analyzed according to an intercultural perspective. This research is based on a qualitative approach and its results reveal a great variety of conceptions about Biodiversity relating to different cultures. These conceptions show that the subjects involved in the research live in varied sociocultural contexts which were highlighted by some the cultural elements they presented. Therefore, there is evidence of the necessity to include multiple cultural aspects in teachers’ academic life.
Keywords: Interculturality; Biodiversity; Teacher Academic Development.
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