Pesquisa como princípio pedagógico no ensino médio integrado: percepção dos gestores de ensino

Research as a pedagogical principle in integrated high school: perception of teaching managers

Autores

Resumo

Este estudo objetivou identificar se a gestão de ensino do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco, desenvolve a pesquisa enquanto princípio pedagógico junto aos discentes vinculados ao Ensino Médio Integrado. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com objetivo exploratório, foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores e coordenadores representantes da gestão de ensino dos cursos técnicos integrados em Edificações, Informática para Internet e Redes de Computadores. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo categorial de Bardin (2016). Os resultados mostram a carga horária como uma das dificuldades, projetos integradores e metodologias como meios de estímulo, desconhecimento e inaplicação de material didático no ambiente investigado. A gestão pode incentivar a iniciação científica em alguma modalidade prevista.

Palavras-chave: Ensino médio integrado; Pesquisa como princípio pedagógico; Gestão de ensino.

 

Abstract

This work aimed to identify if the teaching management of the Federal Institute of Acre, Campus Rio Branco, develops the research as a pedagogical principle with the students linked to the Integrated High School. The research, with a qualitative approach, of applied nature and with exploratory objective, was performed out through semi-structured interviews with directors and coordinators representing the teaching management of the integrated technical courses in Buildings, Internet Computing and Computer Networks. Data were analyzed using Bardin's (2016) categorical content analysis technique. The results show the workload as one of the difficulties, integrating projects and methodologies as means of stimulating, unfamiliarity and inapplication of didactic material in the investigated environment. Management can encourage scientific initiation in some foreseen modality.

Keywords: Integrated high school; Research as a pedagogical principle; Teaching management.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altino Farias de Morais, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Campus Rio Branco. Licenciado em Letras/Inglês (UFAC) e bacharel em Direito (UNINORTE). E-mail: fariasufac@gmail.com / Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8298-4899

 

Mário Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFAC/Campus Rio Branco. Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE). Mestre em Desenvolvimento Regional (UFAC). Graduado em Ciências Econômicas (UFAC).

E-mail: mario.lobao@ifac.edu.br / Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1835-5056

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 404
  • pdf downloads: 440

Como Citar

FARIAS DE MORAIS, A.; PEDROZA LOBÃO, M. S. Pesquisa como princípio pedagógico no ensino médio integrado: percepção dos gestores de ensino: Research as a pedagogical principle in integrated high school: perception of teaching managers. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4221. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos