Os sistemas de avaliação dos estados da região norte sob o contorno do Estado avaliador

Los sistemas de evaluación de los estados de la región norte bajo el contorno del Estado evaluador

Autores

Resumo

O artigo objetiva analisar os Sistemas de Avaliação da região norte a partir das influências do Estado avaliador no contexto do neoliberalismo. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, ancorada na perspectiva da Análise de Conteúdo (AC). As principais fontes analisadas são documentos oficiais nacionais que regulamentam o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a fim de problematizar a atuação da política educacional em avaliação, a partir das circunstâncias específicas, históricas e econômicas da região norte. O trabalho apontou considerações acerca dos resultados que consolidam os sistemas de avaliação dos estados da região norte, uma vez que, ainda que possuam sistemas próprios de avaliação, apresentam autonomia relativa nas suas matrizes curriculares, tendo em vista o atendimento ao currículo nacional, conforme as provas do SAEB.

Palavras-chave: Políticas de avaliação em larga escala; Região Norte; Estado avaliador.

 

Resumen

El artículo tiene como objetivo analizar los Sistemas de Evaluación de la región norte a partir de las influencias del Estado evaluador en el contexto del neoliberalismo. Fue una investigación bibliográfica y documental, anclada en la perspectiva del Análisis de Contenido (CA). Las principales fuentes analizadas son los documentos oficiales nacionales que regulan el Sistema de Evaluación de la Educación Básica (SAEB), con el fin de problematizar el desempeño de la política educativa en evaluación, desde las circunstancias específicas, históricas y económicas de la región norte. El trabajo señaló consideraciones sobre los resultados que consolidan los sistemas de evaluación de los estados de la región norte, ya que, si bien cuentan con sus propios sistemas de evaluación, tienen relativa autonomía en sus matrices curriculares, con miras a cumplir con el currículo nacional, de acuerdo con las pruebas SAEB.

Palabras clave: Políticas de evaluación a gran escala; Región del norte; Estado evaluador.

Biografia do Autor

Adriana Cristina Furtado Idalino, unifap

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá – PPGED/UNIFAP. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico – IBPEX. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Professora da rede municipal e estadual do Estado do Amapá.

E-mailadrianaidalino@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8483-5384

Antonia Costa Andrade, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professora titular da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP. Coordenadora do Curso de Especialização em Política Educacional-CEPE/UNIFAP.

E-mail: antoniaunifap@gmail.com  Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4527-8562

Downloads

Publicado

30/07/2021

Edição

Seção

Artigos