Inserção de Alunos Concluintes de Cursos de Formação de Professores na Prática Profissional

Autores

  • Emmanuel Ribeiro Cunha emmanuelcunha@yahoo.com.br
    Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Marta Genú Soares Aragão martagenu@ig.com.br
    Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Leidiane Rodrigues e Rodrigues leidi_rr@yahoo.com.br
    Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Katiúscia Aparecida Moreira de Oliveira Mendes girlpower_uepa@yahoo.com.br
    Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Clara Feitosa Lobo da Silva claralobo2004@yahoo.com.br
    Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativo-descritiva realizada com sessenta e nove alunos concluintes de dois cursos de formação de professores em Nível Superior, com a intenção de revelar as concepções de educação presentes em seus discursos; identificar como articulam a construção do conhecimento necessário à prática docente, bem como descrever as possibilidades vislumbradas para sua inserção na prática profissional. O questionário foi o instrumento utilizado para a construção dos dados que foram analisados com suporte nas ideias de Bardin (1977). O estudo fundamentou-se nas ideias de Nóvoa (1992) e Veiga (2002) sobre a formação profissional e continuada e nas de Gauthier e colaboradores (1996), Tardif (2000, 2001 e 2002) e Tardif e Gauthier (1996) sobre os saberes dos professores. Os resultados assinalam que os concluintes têm significativas percepções sobre as exigências da Escola Básica para seu trabalho como professor e que vislumbram boas perspectivas, mesmo que a formação recebida não tenha sido suficiente para instrumentalizá-los para a prática docente, principalmente por não terem conseguido articular teoria e prática durante o desenvolvimento de seus cursos.

Palavras-chave:""" Formação""" de""" Professores. Prática Profissional. Saberes Docentes.

Integration of students graduating from teacher formation courses into the professional practice

The article presents results from a qualitative and descriptive research carried out with sixty-nine students graduating from two Higher Education teacher formation courses, aiming to reveal the conceptions of education present in their discourses; to identify how they articulate the construction of knowledge required for the practice of teaching; as well as to describe the foreseen possibilities for their integration into professional practice. A questionnaire was chosen as instrument for the composing of the data that was analyzed, with support on the ideas of Bardin (1997). The study was founded on the ideas of Nóvoa (1992) and Veiga (2002) on professional and continued formation, and the ideas of Gauthier and collaborators (1996), Tardif (2000, 2001 and 2002) and Tardif and Gauthier (1996) on the knowledge of teachers. The results indicate that the seniors have significant insights into the requirements of Basic School regarding their work as teachers, and that they foresee good prospects, even though the training they received was not sufficient to instrumentalize them for the teaching practice, especially on account of not having been able to articulate theory and practice in the duration of their courses.

Keywords: Teacher formation. Professional practice. Teaching knowledge.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmanuel Ribeiro Cunha, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Professor Adjunto I da UEPA, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado; pesquisa sobre Formação de Professores; coordenou a pesquisa da qual este artigo é parte integrante; atualmente coordena a pesquisa "As repercussões do ENADE no Curso de Pedagogia da UEPA", financiada com recursos do CNPq.

Marta Genú Soares Aragão, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Professora Adjunto II da UEPA, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado; pesquisa sobre Experiências inovadoras na formação de professores; atuou como pesquisadora; atualmente coordena a pesquisa "Mapeamento da formação de professores no Brasil".

Leidiane Rodrigues e Rodrigues, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Pedagoga atualmente vinculada ao Curso de Engenharia Ambiental do CCNT/UEPA, onde atua como Assessora Pedagógica; atuo como bolsista da pesquisa.

Katiúscia Aparecida Moreira de Oliveira Mendes, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Licenciada Plena em Educação Física; atuou como bolsista da pesquisa.

Clara Feitosa Lobo da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Licenciada Plena em Educação Física; atuou como bolsista da pesquisa.

Downloads

Publicado

19/08/2011
Métricas
  • Visualizações do Artigo 226
  • PDF downloads: 60

Como Citar

CUNHA, E. R.; ARAGÃO, M. G. S.; RODRIGUES, L. R. e; MENDES, K. A. M. de O.; SILVA, C. F. L. da. Inserção de Alunos Concluintes de Cursos de Formação de Professores na Prática Profissional. Revista Cocar, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 93–100, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/42. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos