Os Processos formativos nas Etecs: a multidimensionalidade institucional sob a ótica dos docentes e discentes

Formative processes in Etecs: Institutional multidimensionality from the perspective of teachers and students

Autores

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados do estudo realizado no âmbito do Sistema de Avaliação Institucional do CEETEPS, que se apoia na comparação de aspectos multidimensionais, convergentes e divergentes, entre 15.037 docentes e 156.869 discentes, em 2017, relacionados a seis fatores constituintes da ação gestora: Condições de ensino; Desempenho escolar; Gestão escolar; Gestão pedagógica; Ambiente educativo; e Satisfação dos envolvidos com o processo formativo. Os resultados indicam divergências significativas entre as respostas fornecidas, sendo que os docentes têm visão mais otimista a respeito de todos os processos do que os discentes, o estudo se apoia no pressuposto de que a autoavaliação favorece a melhoria da qualidade da educação oferecida.

Palavras-chave: WebSAI; CEETEPS; Autoavaliação Institucional.

 

 

Abstract

This article presents the results of the study conducted under the Institutional Evaluation System of CEETEPS, based on the comparison of multidimensional, convergent, and divergent aspects, between 15,037 teachers and 156,869 students, in 2017, related to six constituent factors of the management action: Teaching conditions; School performance; School management; Pedagogical management; Educational environment; and Satisfaction of those involved with the formative process. The results indicate significant divergences between the answers provided, and teachers have a more optimistic view about all processes than students, the study is based on the assumption that self-assessment favors the improvement of the quality of education offered.

Keywords: WebSAI; CEETEPS; Institutional Self-Assessment.

 

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Biografia do Autor

Sandra Lúcia Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo

Doutora pela PucSP no Programa de Psicologia da Educação; Coordenadora do programa de Pós- Graduação Profissional : Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE) e professora titular do Programa de Pós- Graduação em Educação, ambos da UNICID. Professora Colaboradora da UNESP -Instituto de Arte. 07sandraferreira@gmail.com ; http://orcid.org/0000-0002-6891-1332

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Ana Claudia Carelle, Universidade Cidade de São Paulo

Mestra em Educação pelo Programa Profissional em Formação de Gestores Educacionais, pela Universidade Cidade de São Paulo. Graduou-se em Nutrição pela Universidade de Guarulhos e cursou duas especializações: Educação Inclusiva e Docência do Ensino Superior. Atualmente é professora do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. ana.carelle@gmail.com; https://orcid.org/0000-0003-0603-7667

Sami Eduardo José Schinasi, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Educação pelo Programa Profissional em Formação de Gestores Educacionais, pela Universidade Cidade de São Paulo. Graduou-se em engenharia elétrica e pedagogia. Atualmente é professor na área industrial no Centro Estadual de Educação tecnológica Paula Souza em São Paulo. samieletrica@ig.com.br; http://orcid.org/0000-0002-4389-6316

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Publicado

26/07/2021
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Como Citar

FERREIRA, S. L.; CARELLE, A. C.; SCHINASI, S. E. J. Os Processos formativos nas Etecs: a multidimensionalidade institucional sob a ótica dos docentes e discentes: Formative processes in Etecs: Institutional multidimensionality from the perspective of teachers and students. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4198. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos