Os Processos formativos nas Etecs: a multidimensionalidade institucional sob a ótica dos docentes e discentes
Formative processes in Etecs: Institutional multidimensionality from the perspective of teachers and students
Resumo
Neste artigo são apresentados os resultados do estudo realizado no âmbito do Sistema de Avaliação Institucional do CEETEPS, que se apoia na comparação de aspectos multidimensionais, convergentes e divergentes, entre 15.037 docentes e 156.869 discentes, em 2017, relacionados a seis fatores constituintes da ação gestora: Condições de ensino; Desempenho escolar; Gestão escolar; Gestão pedagógica; Ambiente educativo; e Satisfação dos envolvidos com o processo formativo. Os resultados indicam divergências significativas entre as respostas fornecidas, sendo que os docentes têm visão mais otimista a respeito de todos os processos do que os discentes, o estudo se apoia no pressuposto de que a autoavaliação favorece a melhoria da qualidade da educação oferecida.
Palavras-chave: WebSAI; CEETEPS; Autoavaliação Institucional.
Abstract
This article presents the results of the study conducted under the Institutional Evaluation System of CEETEPS, based on the comparison of multidimensional, convergent, and divergent aspects, between 15,037 teachers and 156,869 students, in 2017, related to six constituent factors of the management action: Teaching conditions; School performance; School management; Pedagogical management; Educational environment; and Satisfaction of those involved with the formative process. The results indicate significant divergences between the answers provided, and teachers have a more optimistic view about all processes than students, the study is based on the assumption that self-assessment favors the improvement of the quality of education offered.
Keywords: WebSAI; CEETEPS; Institutional Self-Assessment.
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