Perfil docente do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Januária

Perfil docente del Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Januária

Autores

Resumo

A expansão dos Institutos Federais proporcionou o surgimento de mercado de trabalho para profissionais de diversas áreas atuarem como professor. O objetivo do trabalho foi analisar o perfil docente do IFNMG- Campus Januária, por meio de dados do website da instituição e análise de currículos. Todos os 131 professores são servidores federais efetivos com dedicação exclusiva, e a maioria com experiência profissional prévia. Entre os docentes há um predomínio de mestres e doutores. A produção científica resulta em publicações de artigos, livros e/ou capítulos, resumos e apresentações em eventos. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para avaliar as práticas de formação docente existentes no IFNMG, e que a partir dessa discussão surjam políticas públicas que auxiliem o docente em seu processo de qualificação e valorização.

Palavras-chave: Docente; Educação profissional; Produção acadêmica.

Resumen

La expansión de los Institutos Federales propició el surgimiento del mercado laboral para que profesionales de diferentes áreas actuaran como docentes. El objetivo del trabajo fue analizar el perfil docente del IFNMG- Campus Januária, a través de datos del sitio web de la institución y análisis curricular. Los 131 maestros son empleados federales efectivos con dedicación exclusiva, y la mayoría con experiencia profesional previa. Entre los profesores hay predominio de maestros y doctores. Resultados de producción científica en publicaciones de artículos, libros y  o capítulos y resúmenes y presentaciones en eventos. Se espera que este trabajo pueda contribuir a evaluar las prácticas de formación docente existentes en la IFNMG, y que de esta discusión surgen políticas públicas que ayuden al docente en su proceso de calificación y valorización.

Palabra clave: Docente; Educación professional; Producción académica.

             

Biografia do Autor

Gilza Barcelos de Souza, UFES

Graduada em Ciências Biológicas - Bachalerado (UFES- 2012) e licenciatura (UNIFRAN - 2020), mestre em Bioquímica Agrícola (UFV - 2014) e doutora em Bioquímica Aplicada (UFV – 2018). Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSudeste- MG (2019). Atuou como professora substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2019-2020). Atualmente é bolsista de Desenvolvimento Cientifico Regional do CNPq - Nível C vinculada a Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: gilzab18@gmail.com. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-9483-7076.

Mônica Pacheco da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Graduada em Ciências Biológicas- licenciatura pela UNIMONTES (2009), mestre em Microbiologia Agrícola (2011) e doutorado em Bioquímica Aplicada pela UFV (2015). Atuou como professora de ensino superior na Universidade Estadual de Minas Gerais (2015-2018) e Centro Universitário Unifaminas. Atualmente é professora EBTT no IFNMG/ Campus Januária. Atua nas áreas de microbiologia geral e aplicada, genética, bioquímica e fisiologia de micro-organismos. E-mail: monica.pacheco23@yahoo.com.br. Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-0867-6796

Downloads

Publicado

26/07/2021

Edição

Seção

Artigos