Revisão Sistemática sobre a Produção Científica sobre Escola Inclusiva e Políticas Educacionais de Inclusão no Brasil

Systematic Review on the Scientific Production on Inclusive School and Educational Inclusion Policies in Brazil

Autores

  • Licia Pimentel Marconi liciamarconiadv@gmail.com
    Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos danielle@unoeste.br
    Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) https://orcid.org/0000-0002-9178-7325
  • Maria Luisa Furlan Costa luisafurlancosta@gmail.com
    Departamento de Fundamentos da Educação e Programa de Pós- Graduação em Educação - Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0000-0002-4286-5892

Resumo

Trata-se de uma revisão sistemática das produções científicas brasileiras sobre Educação Inclusiva e Política Educacional de Inclusão nas bases de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e SciELO. Os critérios para a busca e seleção utilizados foram: recorte temporal, descritores e  parâmetros específicos para a categorização das pesquisas. Foram encontradas 477 publicações das quais, 77 foram analisadas. No tratamento e metanálise dos dados observou-se a predominância de procedimentos de abordagem qualitativa, entrevistas semiestruturadas e grupos focais, estudos em maioria realizados nas instituições de ensino superior da Região Sudeste e aplicabilidade maior no ensino fundamental. Nenhum estudo buscou confrontar os dispositivos legais à sua efetividade na prática, evidenciando a necessidade de pesquisas nesse sentido.

Palavras-chave: Revisão Sistemática; Educação Inclusiva; Política Educacional de Inclusão.

 

Abstract

This is a systematic review of the Brazilian scientific production on Inclusive Education and Educational Inclusion Policies in the databases 'Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações' of CAPES and SciELO. The search and selection criteria used were: time frame, descriptors, and specific parameters for the categorization of the research. A total of 477 publications was found, of which 77 were analyzed. The treatment and meta-analysis of the data showed a predominance of procedures with a qualitative approach, semi-structured interviews and focus groups, investigations mostly carried out in higher education institutions in the Southeast Region, and a greater applicability in elementary education. No study aimed to compare the legal provisions to their effectiveness in practice, highlighting the need for further research on this issue.

Keywords: Inclusive Education; Inclusion Educational Policy; Scientific Production.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Licia Pimentel Marconi , Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Formada em Direito, Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE, pós graduada em Direito e Processo do Trabalho, docência tutorial em EaD, Compliance Empresarial. Docente em Direito na Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE e Cursos preparatórios para Exame da Ordem; atua na advocacia empresarial, contencioso, consultivo e preventivo trabalhista. Foi professora e pesquisadora convidada pelo projeto Africa Setentrional da FAO/ONU em Universidades dos países Africanos de língua portuguesa e inglesa, nas áreas de florística ambiental e anatomia da madeira; atuou no processo de democratização e implantação do sistema eleitoral pós-guerra civil, pelo projeto ONU em Moçambique, Angola e Zimbabwe, docente na Universidade Eduardo Mondlane/Moçambique em disciplinas relacionadas à primeira formação; formada em Programação Neurolinguistica (PNL).  https://orcid.org/0000-0001-8955-8040 E-mail: liciamarconiadv@gmail.com

 

Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP) em 2003. Mestre e Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP em 2007-2014. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Atuou no primeiro semestre de 2017 na Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), exercendo a função de Assessora Técnico-Acadêmica, Procuradora Institucional, Coordenadora Adjunta no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação. Atualmente é docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia - presencial e EaD - Docente Permanente do PPGE em Educação e Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES). É voluntária do programa United Nations Volunteers da ONU, registro nº 1592841 e Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. https://orcid.org/0000-0002-9178-7325 E-mail: danielle@unoeste.br

Maria Luisa Furlan Costa, Departamento de Fundamentos da Educação e Programa de Pós- Graduação em Educação - Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. É professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Políticas da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, educação, tecnologias educacionais e ensino superior. Foi Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá no período de2008 a 2018 e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no mesmo período. Atuou como presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Programa Universidade Aberta do Brasil no período de 2013 a 2015. É líder do Grupo de Pesquisas em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) cadastrado no Diretório do CNPq desde 2010. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM) na gestão 2020-2022. https://orcid.org/0000-0002-4286-5892 E-mail: luisafurlancosta@gmail.com

.

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 568
  • pdf downloads: 658

Como Citar

PIMENTEL MARCONI , L.; APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS, D.; LUISA FURLAN COSTA, M. Revisão Sistemática sobre a Produção Científica sobre Escola Inclusiva e Políticas Educacionais de Inclusão no Brasil: Systematic Review on the Scientific Production on Inclusive School and Educational Inclusion Policies in Brazil. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4193. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos