Dizeres de estudantes surdos e de uma professora ouvinte sobre o atendimento educacional especializado para surdos
Deaf students and teacher sayings about specialized educational assistance for the deaf
Resumo
O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da Educação Especial complementar à escolarização de pessoas com deficiência, um suporte ao desenvolvimento da aprendizagem desses alunos. Para pessoas surdas, o atendimento é organizado em momentos didático-pedagógicos: atendimento especializado em Libras, para o ensino de libras e para o ensino de língua portuguesa. A pesquisa objetivou caracterizar o atendimento educacional especializado para estudantes surdos desenvolvido na sala de recursos multifuncionais em uma numa escola pública na cidade de Itambé, PE. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, que utilizou entrevista na coleta de dados. Resultados apontaram que o Atendimento Educacional Especializado para estudantes surdos é realizado na escola pesquisada através de metodologias e atividades que buscam atender os referidos estudantes. São desenvolvidas nos atendimentos atividades de Língua Portuguesa, matemática e Libras, além da utilização de imagens, como também a tecnologia através do aplicativo do whatssap para trabalhar conteúdos e interações. Por outro lado, os achados da presente pesquisa apontaram que é preciso aprofundar o ensino e a aprendizagem da Libras no Atendimento Especializado, atendendo aos dois momentos didático-pedagógicos: para o ensino de Libras e em Libras.
Palavras-chaves: Atendimento Educacional Especializado; Estudantes surdos; Professora.
Abstract
Specialized Educational Assistance is a Special Education service complementary to the schooling of people with disabilities, a support for the development of these students' learning. For deaf people, the service is organized in didactic-pedagogical moments: specialized service in Libras, for the teaching of pounds and for the teaching of the Portuguese language. The research aimed to characterize the specialized educational assistance for deaf students developed in the multifunctional resource room at one in a public school in the city of Itambé, PE. This is a qualitative, descriptive study that used an interview to collect data. Results pointed out that the ESA for deaf students is carried out in the researched school through methodologies and activities that seek to serve these students. The Portuguese language, mathematics and Libras activities are developed in attendance, in addition to the use of images, as well as technology through the whatssap application to work on content and interactions. On the other hand, the findings of the present research point out that it is necessary to deepen the teaching and learning of Libras in the ESA, given the two didactic-pedagogical moments: the ESA for the teaching of Libras and the ESA in Libras.
Keywords: Specialized Educational Service; Deaf students; Teacher.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 130
- pdf downloads: 321