Avaliação psicológica e psicopedagógica junto à estudante com características de superdotação: estudo de caso

Psychological and psychopedagogical evaluation of a student with gifted characteristics: a case study

Autores

Resumo

A identificação de indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é o passo inicial para o estabelecimento de condições educacionais mais adequadas às suas demandas. Nesse cenário, encontra-se Sol, de 9 anos de idade, estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, que não possuía identificação formal das AH/SD. O presente objetivou descrever o processo avaliativo de Sol, bem como retratar os percalços enfrentados pelos familiares, na busca da efetivação de seus direitos legais. A avaliação psicológica se pautou em anamnese e instrumentos para o levantamento da capacidade cognitiva, criativa e atencional, bem como avaliou repertório de habilidades sociais e ansiedade. A avaliação psicopedagógica, por sua vez, ocorreu com base em atividades de enriquecimento extracurricular e instrumentos de rastreio. À vista dos resultados encontrados, fez-se evidente tratar-se de um caso de precocidade, o qual está se confirmando como superdotação acadêmica.

Palavras-chave: Superdotação; Avaliação; Educação Especial.

Abstract

The identification of individuals with High Abilities / Giftedness (AH / G) is the initial step towards the establishment of educational conditions more adequate to their demands. In this scenario, there is Sol, 9 years old, student of the 4th year of Elementary School, who did not have formal identification of AH / G. The present study aimed to describe Sol's evaluation process, as well as portray the difficulties faced by family members, in the search for the realization of their legal rights. The psychological assessment was based on anamnesis and instruments to survey cognitive, creative and attentional capacity, as well as assessed repertoire of social skills and anxiety. The psychopedagogical assessment, in turn, occurred based on extracurricular enrichment activities and screening instruments. In view of the results found, it became evident that this is a case of precocity, which is being confirmed as an academic gift.

Keywords: Giftedness; Evaluation; Special Education.

 

Biografia do Autor

Lucas Correia Signorini, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP

Graduando de Psicologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Membro da Rede de Atendimento Integral ao Superdotado (RAIS) – Projeto vinculado ao Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bolsista de Iniciação Científica com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

E-mail: lucas.signorini@edu.famerp.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7743-5331

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Bacharel em Matemática e Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Estágio Pós-doutoral em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Professora assistente doutor junto ao Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Campus de São José do Rio Preto. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP Bauru), linha de pesquisa – aprendizagem e ensino, e Professora Permanente do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Stricto Sensu Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal), linha de pesquisa – Tecnologias, Diversidades e Culturas. Coordenadora da Rede de Atendimento Integral ao Superdotado (RAIS).

E-mail: carina.rondini@unesp.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5244-5402

 

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Publicado

01/05/2021

Edição

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Artigos