O brincar na escola durante a pandemia de 2020: um relato de experiência

Playing at school during 2020 pandemic: an experience report

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é relatar e refletir sobre o brincar no cotidiano escolar de turmas de Pré-escola (Pré II - Educação Infantil), durante o período da pandemia do Covid-19, ocorrido no ano de 2020, em uma escola privada da cidade de Caxias do Sul - RS. Essa pesquisa foi realizada através da metodologia qualitativo-descritiva, por meio de relato de experiência, fazendo uso da análise bibliográfica para este fim. A técnica utilizada foi a observação participante. As reflexões a partir da análise asseguram o brincar como um direito, cujas rotas modificaram-se, na maneira como as crianças agiram durante a brincadeira umas com as outras e com objetos, em decorrência do Covid-19, mas que não deixou de ser primordial na escola. Compreendemos que, mesmo com restrições e com distanciamento, as crianças necessitam ter acesso às mais diversas fontes de explorações, favorecendo assim o seu desenvolvimento nos âmbitos físico, intelectual, social e emocional.

Palavras-chave: Brincar; Crianças; Pandemia.

 

Abstract

The objective of this study is to report and reflect on playing in the daily school life in Pre-school (Pre-II- Early Childhood Education) during the period of the Covid-19 pandemic, which occurred in the year 2020, in a private school in the city of Caxias do Sul - RS. This research was carried out through the qualitative-descriptive methodology through an experience report, making use of the bibliographic analysis for this purpose. The technique used was participant observation. The reflections from the analysis ensure playing as a right, which needed to change routes in the way children acted while playing with each other and with objects, as a result of Covid-19, but which was nevertheless paramount at school. We understand that even with restrictions and distancing, children need to have access to the most diverse sources of explorations, thus favoring their development in the physical, intellectual, social and emotional spheres.

Keywords: Playing; Kids; Pandemic.

 

 

 

Biografia do Autor

Rochele Rita Andreazza Maciel, Universidade de Caxias do Sul

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora da Universidade de Caxias do Sul. Coordenadora pedagógica da Educação Infantil e da linha de pesquisa “As múltiplas linguagens das crianças e a escola da infância: o estudo dos currículos, propostas e práticas pedagógicas” - GEPICH (Grupo de estudos e pesquisas: infância, cultura e história).

E-mail: rramaciel@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4524-399X

Melina Sauer Giacomin, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e graduada em Licenciatura em Pedagogia pela mesma universidade. Especialista em Educação Infantil pela Uninter. Professora de Educação Infantil em um colégio privado na cidade de Caxias do Sul/RS. 

E-mail: msauer@ucs.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1232-868X  

Danielle Corso

Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Rhema Educação. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora de Educação Infantil em um colégio privado na cidade de Caxias do Sul/RS. Membro do GRUPILE (Grupo de pesquisa sobre infância, linguagem e educação).

E-mail: danielle.corsos@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5750-7345

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos