O brincar na escola durante a pandemia de 2020: um relato de experiência
Playing at school during 2020 pandemic: an experience report
Resumo
O objetivo deste estudo é relatar e refletir sobre o brincar no cotidiano escolar de turmas de Pré-escola (Pré II - Educação Infantil), durante o período da pandemia do Covid-19, ocorrido no ano de 2020, em uma escola privada da cidade de Caxias do Sul - RS. Essa pesquisa foi realizada através da metodologia qualitativo-descritiva, por meio de relato de experiência, fazendo uso da análise bibliográfica para este fim. A técnica utilizada foi a observação participante. As reflexões a partir da análise asseguram o brincar como um direito, cujas rotas modificaram-se, na maneira como as crianças agiram durante a brincadeira umas com as outras e com objetos, em decorrência do Covid-19, mas que não deixou de ser primordial na escola. Compreendemos que, mesmo com restrições e com distanciamento, as crianças necessitam ter acesso às mais diversas fontes de explorações, favorecendo assim o seu desenvolvimento nos âmbitos físico, intelectual, social e emocional.
Palavras-chave: Brincar; Crianças; Pandemia.
Abstract
The objective of this study is to report and reflect on playing in the daily school life in Pre-school (Pre-II- Early Childhood Education) during the period of the Covid-19 pandemic, which occurred in the year 2020, in a private school in the city of Caxias do Sul - RS. This research was carried out through the qualitative-descriptive methodology through an experience report, making use of the bibliographic analysis for this purpose. The technique used was participant observation. The reflections from the analysis ensure playing as a right, which needed to change routes in the way children acted while playing with each other and with objects, as a result of Covid-19, but which was nevertheless paramount at school. We understand that even with restrictions and distancing, children need to have access to the most diverse sources of explorations, thus favoring their development in the physical, intellectual, social and emotional spheres.
Keywords: Playing; Kids; Pandemic.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 887
- pdf downloads: 565