Proposição e resolução de problemas: análise e validação de indicadores gerais no contexto Laklãnõ/Xokleng
Problem posing and solving: analysis and validation of general indicators in the Laklãnõ/Xokleng context
Resumo
Na Terra Indígena Ibirama, em Santa Catarina, habita o povo Laklãnõ/Xokleng. Considerando a pouca produção de materiais didáticos específicos e de documentos norteadores da educação escolar indígena no Brasil em relação à organização dos processos de aprendizagem desses estudantes, objetiva-se analisar seis indicadores gerais para a proposição e resolução de problemas a fim de verificar a sua validação na contextualização com e para esse povo. Os procedimentos metodológicos utilizados durante este estudo teórico foram pesquisas qualitativas, exploratórias e bibliográficas, resultando na validação dos seis indicadores gerais analisados. Esta análise pode contribuir para as futuras pesquisas na área, da mesma forma em que a validação permite o respaldo científico para o ensino de matemática através da proposição e resolução de problemas com e para o povo Laklãnõ/Xokleng.
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; Proposição de Problemas; Resolução de Problemas.
Abstract
In the Indigenous Land Ibirama, in Santa Catarina, the Laklãnõ/Xokleng people live. Considering the low production of specific didactic materials and documents guiding indigenous school education in Brazil in relation to the organization of the learning processes of these students, the objective is to analyze six general indicators to be considered in the problem posing and solving in order to verify its validation in context with and for these people. The methodological procedures during this theoretical study were qualitative, exploratory, and bibliographic research, resulting in the validation of the six general indicators analyzed. This analysis can contribute to future research in the area, as well as the validation allows the scientific support for teaching mathematics by problem posing and solving with and for the Laklãnõ/Xokleng people.
Keywords: Indigenous School Education; Problem Posing; Problem Solving.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 366
- pdf downloads: 264