Proposição e resolução de problemas: análise e validação de indicadores gerais no contexto Laklãnõ/Xokleng

Problem posing and solving: analysis and validation of general indicators in the Laklãnõ/Xokleng context

Autores

Resumo

Na Terra Indígena Ibirama, em Santa Catarina, habita o povo Laklãnõ/Xokleng. Considerando a pouca produção de materiais didáticos específicos e de documentos norteadores da educação escolar indígena no Brasil em relação à organização dos processos de aprendizagem desses estudantes, objetiva-se analisar seis indicadores gerais para a proposição e resolução de problemas a fim de verificar a sua validação na contextualização com e para esse povo. Os procedimentos metodológicos utilizados durante este estudo teórico foram pesquisas qualitativas, exploratórias e bibliográficas, resultando na validação dos seis indicadores gerais analisados. Esta análise pode contribuir para as futuras pesquisas na área, da mesma forma em que a validação permite o respaldo científico para o ensino de matemática através da proposição e resolução de problemas com e para o povo Laklãnõ/Xokleng.

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; Proposição de Problemas; Resolução de Problemas.

 

Abstract

In the Indigenous Land Ibirama, in Santa Catarina, the Laklãnõ/Xokleng people live. Considering the low production of specific didactic materials and documents guiding indigenous school education in Brazil in relation to the organization of the learning processes of these students, the objective is to analyze six general indicators to be considered in the problem posing and solving in order to verify its validation in context with and for these people. The methodological procedures during this theoretical study were qualitative, exploratory, and bibliographic research, resulting in the validation of the six general indicators analyzed. This analysis can contribute to future research in the area, as well as the validation allows the scientific support for teaching mathematics by problem posing and solving with and for the Laklãnõ/Xokleng people.

Keywords: Indigenous School Education; Problem Posing; Problem Solving.

 

 

 

Biografia do Autor

Leonardo Cristiano Gieseler, Universidade Regional de Blumenau

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2020). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na Universidade Regional de Blumenau. Integra a comissão de apoio da organização do XIX ENANPUR e a comissão de organização do II Seminário de Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática.

E-mail: lgieseler@furb.br       ORCID: 0000-0002-8234-2105

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Na FURB, atua como professora em tempo integral do Departamento de Matemática e, atualmente, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau – FURB.

E-mail: janainap@furb.br    ORCID: 0000-0003-3131-9316

Karla Lucia Bento, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Desenvolvimento Regional e Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE e Graduada em Letras/Inglês pela FURB. Na FURB, atua como assessora pedagógica e, atualmente, coordena o curso de Pedagogia Indígena Xokleng no qual também exerce a função de docente.

E-mail: klbento@furb.br       ORCID: 0000-0002-8091-6224

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos