Registros avaliativos no cotidiano da educação infantil: estudos sobre o contexto de produção
Evaluative records in the daily routine of early childhood education: studies on the context of production
Resumo
Este artigo analisa o contexto de produção dos registros de práticas docentes necessários às avaliações descritivas na Educação Infantil. Fundamenta-se em Hoffmann (2015), Luckesi (2011), Zabalza (1998), Ostetto (2008), entre outros que discutem a avaliação da aprendizagem e o registro da prática. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido em campo com dois percursos quanto aos instrumentos de geração de dados, sendo: entrevista semiestruturada e questionário on-line. A análise evidencia que as docentes revelam discurso compatível com aspectos presentes na concepção de avaliação, e compreendem a importância do uso de várias formas de registro. Porém, ao observar relatos de sua prática, percebeu-se desalinho entre teoria-prática quanto as práticas de registro e avaliação descritiva, revelando a falta de formação continuada que tenha o contexto escolar como referência.
Palavras-chave: Educação Infantil; Práticas Avaliativas; Registro.
Abstract
This article analyzes the context of production of the records of teaching practices necessary for descriptive assessments in Early Childhood Education. It is based on Hoffmann (2015), Luckesi (2011), Zabalza (1998), Ostetto (2008), among others who discuss the assessment of learning and the recording of practice. Methodologically, the study was developed in the field with two paths as to the instruments of data generation, being: semi-structured interview and online questionnaire. The analysis shows that teachers reveal discourse compatible with aspects present in the concept of evaluation, and understand the importance of using various forms of registration. However, when observing reports of their practice, there was a mismatch between theory and practice regarding the practices of registration and descriptive evaluation, revealing the lack of continuing education that has the school context as a reference.
Keywords: Early Childhood Education; Evaluative Practices; Register.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 265
- pdf downloads: 274