Registros avaliativos no cotidiano da educação infantil: estudos sobre o contexto de produção

Evaluative records in the daily routine of early childhood education: studies on the context of production

Autores

Resumo

Este artigo analisa o contexto de produção dos registros de práticas docentes necessários às avaliações descritivas na Educação Infantil. Fundamenta-se em Hoffmann (2015), Luckesi (2011), Zabalza (1998), Ostetto (2008), entre outros que discutem a avaliação da aprendizagem e o registro da prática. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido em campo com dois percursos quanto aos instrumentos de geração de dados, sendo: entrevista semiestruturada e questionário on-line. A análise evidencia que as docentes revelam discurso compatível com aspectos presentes na concepção de avaliação, e compreendem a importância do uso de várias formas de registro. Porém, ao observar relatos de sua prática, percebeu-se desalinho entre teoria-prática quanto as práticas de registro e avaliação descritiva, revelando a falta de formação continuada que tenha o contexto escolar como referência.

Palavras-chave: Educação Infantil; Práticas Avaliativas; Registro.

 

Abstract

This article analyzes the context of production of the records of teaching practices necessary for descriptive assessments in Early Childhood Education. It is based on Hoffmann (2015), Luckesi (2011), Zabalza (1998), Ostetto (2008), among others who discuss the assessment of learning and the recording of practice. Methodologically, the study was developed in the field with two paths as to the instruments of data generation, being: semi-structured interview and online questionnaire. The analysis shows that teachers reveal discourse compatible with aspects present in the concept of evaluation, and understand the importance of using various forms of registration. However, when observing reports of their practice, there was a mismatch between theory and practice regarding the practices of registration and descriptive evaluation, revealing the lack of continuing education that has the school context as a reference.

Keywords: Early Childhood Education; Evaluative Practices; Register.

 

 

Biografia do Autor

Cassia Ferri, Universidade Regional de Blumenau/FURB

Doutora em Educação – Currículo pela PUC-SP, é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau – FURB e dos cursos de licenciatura e Pedagogia da mesma Instituição. Coordena o Grupo de pesquisas em políticas públicas de currículo e avaliação e o do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina.

E-mail: cferri@furb.br             Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2774-9655

 

Daniela Gonçalves Adriano, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI; Especialização em Educação Infantil pela Faculdade AUPEX; Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica pelo Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Gaspar e Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Participa do Grupo de pesquisas em políticas públicas de currículo e avaliação e, é professora da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino.

E-mail: dgadriano@furb.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5760-9480

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Publicado

01/05/2021

Edição

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Artigos