A influência da família no desenvolvimento escolar da criança inclusiva: Um relato de experiência

The influence of the family for the inclusive child's school development: An experience report

Autores

Resumo

Este estudo possui como objetivo refletir sobre a relevância do estímulo da família na aprendizagem da criança inclusiva. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, além do estudo de caso baseado em um relato de experiência. Os resultados indicam relevância na influência causada pela participação da família no desenvolvimento escolar da criança inclusiva e apontam o auxílio psicológico como meio de fortalecimento e aceitação da mesma. Percebe-se, assim, a família como a primeira agência educacional do ser humano, a qual é responsável, principalmente, pela forma com que o sujeito se relaciona com o mundo, a partir do seu posicionamento na organização social. Deste modo, nota-se que é por meio da família que a inclusão se converte a um salto no que diz respeito à ampliação da sociabilidade, autonomia, independência, comunicação e desenvolvimento global.

Palavras-chave: Inclusão escolar. Estímulo familiar. Criança inclusiva.

 

Abstract

This study has the aim to reflect on the relevance of the family stimulus in inclusive child learning. For this, we conducted a qualitative bibliographic research, in addition to the case study based on an experience report. The results indicate relevance in the influence caused by the participation of the family in the school development of the inclusive child and indicate the psychological assistance as a means of strengthening and acceptance of them. Thus, the family is perceived as the first educational agency of the human being, which is responsible, mainly, for the way in which the subject relates to the world, from its position in social organization. In this way, it is noticed that it is through the family that the inclusion becomes a leap with respect to the expansion of sociability, autonomy, independence, communication and global development.

Keywords: School inclusion. Family stimulation. Inclusive child.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Lopes Schinke, Universidade La Salle Canoas

Psicóloga Clínica pela Universidade La Salle Canoas/RS. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. E-mail: camilaschinke@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4386-029X.

 

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Canoas

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e colaboradora do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas/RS. Segunda líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. E-mail: hildegard.jung@unilasalle.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5871-3060.

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestra em Educação pela Universidade La Salle Canoas/RS. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. E-mail: louise.quadrosdasilva@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8632-3374.

Downloads

Publicado

31/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 138
  • pdf downloads: 205

Como Citar

LOPES SCHINKE, C. .; SUSANA JUNG, H. .; DE QUADROS DA SILVA, L. A influência da família no desenvolvimento escolar da criança inclusiva: Um relato de experiência: The influence of the family for the inclusive child’s school development: An experience report. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4169. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos