Identidade e desenvolvimento profissional docente: dinâmica e implicações
Identity and professional development of teachers: dynamics and implications
Resumo
Colaborar com as discussões teóricas em torno da temática, relacionando os conceitos de identidade e desenvolvimento profissional docente (DPD), através do desvelamento de suas dinâmicas e implicações, é o que este artigo objetiva. Para tanto, recorremos aos fundamentos conceituais de ambas categorias, apoiados principalmente nas teorias de identidade de Ciampa (2005) e Dubar (2005), nos campos da psicologia social e da sociologia das profissões, respectivamente, e em García (1999), Oliveira-Formosinho (2009), Imbernón (2000; 2010) e Vaillant e Marcelo (2012), no que tange ao DPD. Como contribuição, apontamos a relação de interdependência e implicação mútua entre os conceitos, a partir das noções de reflexão e consciência, potencializadoras da constituição identitária e do desenvolvimento profissional do professor.
Palavras-chave: identidade docente; desenvolvimento profissional docente; formação de professores.
Abstract
Collaborating with the theoretical discussions around the theme, relating the concepts of identity and teaching professional development, through the unveiling of their dynamics and implications, is what this article aims at. To do so, we resort to the conceptual foundations of both categories, supported mainly by the theories of identity of Ciampa (2005) and Dubar (2005), in the fields of social psychology and sociology of professions, respectively, and in García (1999), Oliveira- Formosinho (2009), Imbernón (2000; 2010) and Vaillant and Marcelo (2012), regarding the professional development of teachers. As a contribution, we point out the relationship of interdependence and mutual implication between the concepts, based on the notions of reflection and conscience, which potentiate the identity constitution and the professional development of the teacher.
Keywords: teaching identity; teacher professional development; teacher training.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 756
- pdf downloads: 569