Identidade e desenvolvimento profissional docente: dinâmica e implicações

Identity and professional development of teachers: dynamics and implications

Autores

Resumo

Colaborar com as discussões teóricas em torno da temática, relacionando os conceitos de identidade e desenvolvimento profissional docente (DPD), através do desvelamento de suas dinâmicas e implicações, é o que este artigo objetiva. Para tanto, recorremos aos fundamentos conceituais de ambas categorias, apoiados principalmente nas teorias de identidade de Ciampa (2005) e Dubar (2005), nos campos da psicologia social e da sociologia das profissões, respectivamente, e em García (1999), Oliveira-Formosinho (2009), Imbernón (2000; 2010) e Vaillant e Marcelo (2012), no que tange ao DPD. Como contribuição, apontamos a relação de interdependência e implicação mútua entre os conceitos, a partir das noções de reflexão e consciência, potencializadoras da constituição identitária e do desenvolvimento profissional do professor.

Palavras-chave: identidade docente; desenvolvimento profissional docente; formação de professores.

 

Abstract

Collaborating with the theoretical discussions around the theme, relating the concepts of identity and teaching professional development, through the unveiling of their dynamics and implications, is what this article aims at. To do so, we resort to the conceptual foundations of both categories, supported mainly by the theories of identity of Ciampa (2005) and Dubar (2005), in the fields of social psychology and sociology of professions, respectively, and in García (1999), Oliveira- Formosinho (2009), Imbernón (2000; 2010) and Vaillant and Marcelo (2012), regarding the professional development of teachers. As a contribution, we point out the relationship of interdependence and mutual implication between the concepts, based on the notions of reflection and conscience, which potentiate the identity constitution and the professional development of the teacher.

Keywords: teaching identity; teacher professional development; teacher training.

 

Biografia do Autor

Carlos Ian Bezerra de Melo, UECE

Mestre em Educação e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisa Identidade Profissional Docente e Formação de Professores, com ênfase na formação inicial do professor de Matemática. Desenvolve atividades relacionadas à Educação Matemática junto ao Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática) e integra o grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). E-mail: ian.melo@aluno.uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1555-3524.

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-doutorado pela UnB. É pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) na qual desenvolve pesquisa sobre formação de professores e a relação ensino e pesquisa. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas: gestão, formação de professores, estágio, pesquisa e ensino e didática. E-mail: silvina.silva@uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5486-3608.

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), Áreas de interesse: Formação de Professores, Identidade Docente, Educação Inclusiva.

E-mail: giovana.falcao@uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0995-1614.

 

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos