Trabalho Docente de Professoras em Formação pelo PARFOR: Políticas Regulatórias no Município de Abaetetuba

Educacional Work of Teachers in Training by PARFOR: Regulatory Policies in the City of Abaetetuba

Autores

Resumo

O texto apresenta uma análise sobre as políticas regulatórias que incidem sobre o magistério, e o reflexo dessas políticas com relação ao tipo de contrato profissional de um grupo de professoras do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Município de Abaetetuba-Pa. A coleta de dados pautada na pesquisa qualitativa, e aplicação de questionários em 27 professoras/discentes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR; em conjunto com a pesquisa documental constituíram o percurso metodológico da pesquisa. Os resultados apontam que a dinâmica de contratação de temporários está marcada por diferentes tipos de contratos, e que segue a lógica de uma questão mais ampla pautada na flexibilização trabalhista, redução de gastos, e precarização do trabalho docente no escopo da dualidade neoliberalismo e Reforma do Aparelho do Estado.

Palavras-chave: Contratos Temporários; Regulação; Trabalho Docente.

Abstract

This article aims to present an analysis of the regulatory policies that affect teaching, and the impacts of these policies regarding the professional contract of a specific group of elementary school teachers affiliated to the Education Department of Abaetetuba City – State of Pará. The methodological path of this research is composed of qualitative data collection, the application of questionnaires to 27 teachers/students of the National Program for the Training of Teachers of Elementary Education-PARFOR, combined with documentary research. The results of this article’s research show that the dynamics of hiring temporary workers is characterized by different types of contracts, and it is submitted to a broader issue regarding labor flexibility, expenses reduction, and the debilitation of teacher’s work in the context of the duality between neoliberalism and State Apparatus Reform.

Keywords: Temporary Contracts; Regulation; Teaching Work.

 

 

 

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Biografia do Autor

Mariza Felippe Assunção, seduc/pasemec/pa

Doutora em Educação (PPGED-UFPa). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará no Campus de Abaetetuba. Coordenadora do Laboratório de Avaliação, Sistema Trabalho e Regulação Docente -LASTRO. e do Grupo de Estudos em Trabalho e Organização Docente GESTO, ambos sediados no campus de Abaetetuba. Membro do Grupo de Estudos sobrePoliíca Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO-UFPA, Membro da Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Diálogos no Sul Global- Rede IntegraSul. Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliações Externas, Regulação Docente, Trabalho Docente, e mais recentemente Cooperação Sul-Sul. E-mail: marizafelippe@yahoo.com.br  Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7043-3459

 

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Publicado

29/07/2021
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Como Citar

ASSUNÇÃO, M. F. Trabalho Docente de Professoras em Formação pelo PARFOR: Políticas Regulatórias no Município de Abaetetuba: Educacional Work of Teachers in Training by PARFOR: Regulatory Policies in the City of Abaetetuba. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4132. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos