COVID-19 e os efeitos na prática do ensino em contexto universitário: mudança e inovação em um ambiente de urgência

COVID-19 and the effects on teaching practice in a university context: change and innovation in an urgent environment

Autores

  • Francisco Loiola Université de Montréal (Canadá)
  • Zeinab Diab
  • Maria Grullon Universidade de Montréal (Canadá)

Resumo

O presente artigo foi redigido em resposta a dois questionamentos: 1) quais são as principais consequências da pandemia na prática do ensino em contexto universitário? e, 2) quais são as estratégias e respostas tecnológicas empregadas por professores de carreira e professores substitutos para fazer face à essa situação de urgência? O artigo apresenta a seguinte estrutura: descrição do contexto de transição rápida e generalizada para cursos on-line; panorama da literatura sobre o ensino em cenários de crise; descrição da metodologia de pesquisa; apresentação e discussão dos resultados; recomendações; e conclusão. O objetivo deste estudo é de descrever e analisar a situação tal como se apresenta segundo a ótica de professores e alunos que vivenciaram no terreno a situação de urgência no quadro de uma pandemia. Apresentamos aqui um panorama da situação vivida por professores e alunos em algumas universidades canadenses, nomeadamente Université de Montréal. Como esta é uma situação recente e alguns dos aspectos estudados são em desenvolvimento quando elaboramos esse artigo, não há documentos científicos ou acadêmicos publicados tratando especificamente do assunto.

Palavras-chave: Ensino universitário; pandemia; educação a distância.

 

Abstract

This article was written in response to two questions: 1) what are the main consequences of the pandemic in the practice of teaching in a university context? and, 2) what are the strategies and technological responses employed by career teachers and substitute teachers to face this urgent situation? The article presents the following structure: description of the context of rapid and generalized transition to online courses; overview of the literature on teaching in crisis scenarios; description of the research methodology; presentation and discussion of results; recommendations; and conclusion. The aim of this study is to describe and analyze the situation as it appears from the perspective of teachers and students who experience the emergency situation in the context of a pandemic. Here we present an overview of the situation experienced by professors and students at some Canadian universities, namely Université de Montréal. As this is a recent situation and some of the aspects studied are under development when we prepared this article, there are no published scientific or academic documents dealing specifically with the subject.

Keywords: University education; pandemic; distance education

Biografia do Autor

Francisco Loiola, Université de Montréal (Canadá)

Professor titular do Departamento de Psicopedagogia e Andragogia da Faculdade de Educação da Université de Montréal.  Doutor em psicopedagogia (Université Laval), bacharel em filosofia e mestre em educação (Brasil). Membro do Observatório Internacional sobre Impactos Societários da IA (Inteligencia artificial) e Tecnologia Digital; co-fundador do LIRES - Laboratoire interdisciplinaire de recherche en en enseignement supérieur; investigador principal do projeto « Chatbot et Récit : recherche-développement sur l'utilisation des agents conversationnels (chatbots) », responsável pelo projeto de pesquisa «Des ressources numériques pour favoriser la persévérance aux études supérieures». https://orcid.org/0000-0003-3720-2936    E-mail: fa.loiola@umontreal.ca

 

Zeinab Diab

Doutoranda em Ciências Religiosas pelo Institut d'Études religieuses de l'Université de Montréal. Suas pesquisas e interesses incluem o diálogo intercultural e inter-religioso, questões de identidade, migração, simbolismo religioso e a imaginação coletiva.  Zeinab é Bacharel em Administração de Empresas e Mestre em Ciências da Gestão pela HEC Montréal. Ela também tem formação em pós-graduação em educação pós-secundária. Sua experiência em consultoria, ensino e suas múltiplas vocações permitem que Zeinab tenha um olhar híbrido sobre questões contemporâneas, ao mesmo tempo em que é desafiada por questões de justiça social. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2926-7548

E-mail: zeinab.diab@umontreal.ca

Maria Grullon, Universidade de Montréal (Canadá)

 

Possui graduação em matemática pura (2007) e Mestrado em psicopedagogia pela Universidade de Montréal (2008), doutoranda em psicopedagogia. Atualmente é professora substituta na Universidade de Montréal e coordenadora cientifica do Grupo de pesquisa sobre Chat-Bots e escritura criativa. No âmbito da sua pesquisa doutoral se interessa pelo ensino da matemática a partir do paradigma da enação et da concepção universal do aprendizado no campo da Inteligência artificial.

Orcid:https : //orcid.org/0000-0002-1056-7516.E-mail : mdc.grullon.carvajal@umontreal.ca

 

Downloads

Publicado

05/03/2021

Edição

Seção

Artigos