Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar

Education in pandemic times: consequences of coping and (re) learning from the act of teaching

Autores

  • Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Roselane Duarte Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

O trabalho apresenta um diálogo sobre a educação em tempos de pandemia da COVID-19 e análise das possíveis consequências do enfrentamento do medo e (re)aprendizagem do ato de ensinar, a partir de narrativas de coordenadores pedagógicos. Os dados analisados originam-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória realizada com três coordenadores pedagógicos de uma rede municipal de ensino da Bahia. Destarte, as discussões partiram de dois pontos, consequências do enfrentamento do medo e reaprendizagem do ato de ensinar, tendo como ponto central o ensino remoto em posição paradoxal. Percebemos que este tempo de pandemia vem sendo difícil de lidar emocionalmente e com exigências de mudanças e adaptações para concretização da educação, principalmente para coordenadores pedagógicos que devem orientar docentes.

Palavras-chave: Pandemia COVID-19; Professor; Ensino.

 

Abstract

The work presents a dialogue about education in times of pandemic of COVID-19 and analysis of the possible consequences of facing fear and (re) learning of the act of teaching, from the narratives of pedagogical coordinators. The data analyzed comes from a qualitative and exploratory research carried out with three pedagogical coordinators from a municipal education network in Bahia. Thus, the discussions started from two points, consequences of facing fear and relearning the act of teaching, with remote teaching in a paradoxical position as the central point. We realize that this time of pandemic has been difficult to deal with emotionally and with demands for changes and adaptations to achieve education, especially for pedagogical coordinators who must guide teachers.

Keywords: Pandemic COVID-19; Teacher; Teaching.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa em Estudos Pedagógicos/UESB.

E-mail: ritasouza@uesb.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1383-8641.

 

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

E-mail: lucia.trindade@uesb.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3655-9124.

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Recife (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB. E-mail: rduarte@uesb.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1731-0120.

Downloads

Publicado

05/03/2021

Edição

Seção

Artigos