Egressos de Cursos de Graduação na Modalidade a Distância

Graduates Of Undergraduate Courses In The Distance Modality

Autores

  • Thiago Belchior Pinto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Suzana dos Santos Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa em andamento que investigou egressos de cinco cursos de graduação ofertados na modalidade a distância por uma Instituição Federal de Educação Superior (IFES). Pretendeu-se, nos limites deste artigo, investigar a percepção de egressos sobre a formação obtida em cursos na modalidade a distância. Quanto à metodologia, optou-se pelo estudo exploratório de abordagem qualitativa: foram utilizados dados secundários oriundos do relatório de avaliação institucional, aplicação de um survey on-line, entrevista com egressos sobre a trajetória acadêmica, qualidade do curso e inserção profissional. O referencial teórico envolveu autores do campo da avaliação institucional, egressos, Educação Superior a Distância. Os resultados indicaram a relevância da visita in loco na avaliação da infraestrutura dos polos, do corpo docente e da organização didático-pedagógica.

Palavras-chave: Avaliação Institucional. Egressos. Educação Superior. EaD.

 

Abstract

This article presents data from a research in progress that investigated graduates of five undergraduate courses offered in the e-learning modality by a Federal Institution of Higher Education (IFES). It was intended, within the limits of this article, to investigate the perception of graduates on the training obtained in courses in the distance modality. About methodology, we chose the Exploratory Study of qualitative approach: was used secondary data from an institutional evaluation report, application of an online survey, interview with graduates on the academic trajectory, quality of the course and professional. The theoretical reference involved authors from the field of institutional evaluation and graduates of Higher Distance Education. The results indicated the relevance of on-site visit in evaluation infrastructure of EaD pole, the academic staff and the didactic-pedagogical structure.

Keywords: Institutional Assessment. Alumni. Higher Education. EaD.

 

Biografia do Autor

Thiago Belchior Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu Mestrado Profissional em Educação e Docência – Promestre da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Especialista em Gestão de Projetos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Graduação em Redes de Computadores pelo Centro Universitário UNA. É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação à Distância (EaD) registrado no CNPq. Atua há dez anos na área de Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) e no desenvolvimento da EaD  no Centro de Apoio a Educação à Distância (CAED/UFMG).

E-mail: thiagobelchior@ufmg.br Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6699-0524

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

É Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (Universitátis/UFMG) e Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação e Docência (FaE/UFMG). Membro da Comissão Editorial da Educação em Revista (FaE/UFMG). Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão escolar, formação de professores, didática, educação superior e docência universitária.

E-mail: suzanasgomes@ufmg.br  Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8660-1741

 

Downloads

Publicado

05/03/2021

Edição

Seção

Artigos