Educação e infância: Pandemia, tecnologias e o distanciamento das crianças

Education and childhood: Pandemic, technologies and children's distance

Autores

  • Maria Walburga dos Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Marilete Calegari Cardoso Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

O século XX entrou forçadamente em processo de desaceleração e revisão com a pandemia provocada pelo covid-19, na passagem entre 2019 e 2020. Nesse cenário, a educação infantil, primeira etapa da educação básica no Brasil, tem sido desafiada em seus princípios éticos, políticos e estéticos mediante pressões de ordens variadas. Este texto, objetiva apresentar as tensões advindas do debate em torno da chamada educação a distância (EAD) na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa pautada em material produzido durante o primeiro semestre de 2020 a respeito do tema e propagado interwebs, observando os direitos das crianças e as políticas públicas, notadamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009). Ao finalizar o estudo, consideramos que entre a pandemia e a panaceia, a educação em instituições das crianças de zero a cinco anos e onze meses exige presença, participação, garantia de seus direitos e atenção às especificidades do trabalho pedagógico com crianças pequenas.

 

Palavras-chave: educação infantil; pandemia; crianças.

 

Abstract

The twentieth century was forced into a process of deceleration and revision with the pandemic caused by the covid-19, between 2019 and 2020. In this scenario, early childhood education, the first stage of basic education in Brazil, has been challenged in its ethical principles, political and aesthetic pressures of varying orders. This text aims to present the tensions arising from the debate around the so-called distance education (EAD) in early childhood education. This is a bibliographic research based on material produced during the firsts semester of 2020 on the theme and disseminated inter webs, observing children's rights and public policies, notably the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009). At the end of the study, we consider that between the pandemic and the panacea, education in institutions for children aged zero to five years and eleven months requires presence, participation, guaran tee of the rights and attention to the specifics of pedagogical work with young children.

Keywords: child education; pandemic, children and isolation.

 

Biografia do Autor

Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Docente associada da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed), atuando no campus Sorocaba. Doutora e Mestre em Educação, pela Universidade de São Paulo (USP), com pós doutorado pelo "Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation" (EXPERICE), de l'Université Sorbonne Paris Nord (Paris XIII), França. É responsável pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar/Sorocaba) e coordena o grupo de pesquisa a respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da Infância (CRIEI/UFSCar). E-mail:walburgaufscar@gmail.com - https://orcid.org/0000-0002-9304-5800.

Marilete Calegari Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação – UFBA. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e letras – DCHL, e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed/UESB), da Universidade estadual do Sudoeste da BAHIA-. Coordenadora do Laboratório de Educação - LABE/DCHL e Ludoteca LABRINC/ DCHL- Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade – GEPEL/UFBA. E- mail: marilete.cardoso@uesb.edu.br  . https://orcid.org/0000-0002-4088-8249 -

Downloads

Publicado

05/03/2021

Edição

Seção

Artigos