Reflexões acerca da obra: Introdução às Ciências Humanas - análise de epistemologia histórica

Reflexiones sobre la obra: Introducción a las ciencias humanas: análisis de la epistemología histórica

Autores

Resumo

Hilton Japiassu (2002), na obra Introdução às Ciências humanas, apresenta algumas questões epistemológicas colocadas pelas ciências humanas, propondo um exame crítico da sua historicidade. Para Japiassu, a epistemologia acompanha a démarche dos cientistas, constituindo-se numa certa relação com a história das ciências, defendendo que nenhuma teoria, qualquer que seja sua justificação, pode se julgar no direito de legitimar a dinâmica das ciências humanas, tampouco impor-lhes autoritariamente modelos de cientificidade. Sob esse ponto de vista, a redução das ciências humanas às da natureza pode entravar, padronizar e enquadrar o seu desenvolvimento, pois elas se fundam em outro tipo de inteligibilidade. Com o declínio da filosofia da natureza surge uma nova antropologia que abala as estruturas da árvore epistemológica, impactando na produção coletiva de conhecimentos em redes.

Palavras-chave: Ciências Humanas; Epistemologia; Historicidade.

 

Resumen

Hilton Japiassu (2002), en la obra Introducción a las ciencias humanas, presenta algunas cuestiones epistemológicas planteadas por las ciencias humanas, proponiendo un examen crítico de su historicidad. Para Japiassu, la epistemología acompaña a la démarche de los científicos, constituyendo una cierta relación con la historia de las ciencias, argumentando que ninguna teoría, cualquiera que sea su justificación, puede juzgarse en el derecho de legitimar la dinámica de las ciencias humanas, ni modelos autorizados de cientificidad. Desde este punto de vista, la reducción de las ciencias humanas a las de la naturaleza puede dificultar, estandarizar y enmarcar su desarrollo, ya que se basan en otro tipo de inteligibilidad. Con el declive de la filosofía de la naturaleza, surge una nueva antropología que sacude las estructuras del árbol epistemológico, impactando la producción colectiva de conocimiento en redes.

Palabras llave: Ciencias Humanas; Epistemología; Historicidad.

 

 

Biografia do Autor

Elaine Conte, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE). Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq. E-mail: elaine.conte @unilasalle.edu.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0204-0757

 

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestre e doutorando em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas/RS). Bolsista da CAPES e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação -NETE/UNILASALLE/CNPq.

E-mail: adilsonhabowski@hotmail.com Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5378-7981

Fernanda Roth da Costa , Universidade La Salle/UNILASALLE

Fernanda Roth da Costa

Professora do Colégio Luterano Concórdia em São Leopoldo/RS e Mestranda em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE/Canoas/RS). É membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/ CNPq.

E-mail: fernandarothdacosta@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5219-0772

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Resenhas