O panorama da educação ambiental na formação de professores na Universidade Federal do Pará
The environmental education overview in teacher training at the Federal University of Pará
Resumo
O presente artigo tem como objetivoanalisar as políticas internas de inserção da educação ambiental (EA) na formação de professores da Universidade Federal do Pará - UFPA. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados fez-se a análise nos Projetos Políticos Pedagógicos do Curso de Pedagogia Regulare Intensivo dos Cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)de setecampida Instituição.Fez-se a análise quanto à presença da educação ambiental naforma de disciplinas específicas; como tema transversal e como projeto de extensão nos currículos do curso. Os resultados mostraram que aUFPA apresenta um papel relevante quantoà presença de abordagens da temática ambiental nos currículos, contudo, ainda há a necessidade de ampliaçãoda temáticade forma articulada e permanente nos currículos e nas práticas dentro e fora dos campi universitários.
Palavras-chave:UFPA; Educação Ambiental; Curso de Pedagogia
Abstract
The present article aims to analyze the internal policies of insertion of environmental education (EE) in the training of teachers at the Federal University of Pará (UFPA). This article is a documentary research with a qualitative approach. To obtain the data, were analyzed the Pedagogical Political Projects of the Regular and Intensive Pedagogy Course of the Courses of the National Plan for Training Teachers of the Basic Education (Parfor) of seven campuses of the Institution. The analysis was made regarding the presence of environmental education in the form of specific subjects; as a transversal theme and as an extension project in the course curricula. The results showed that UFPA has a relevant role regarding the presence of approaches to the environmental thematic in the curricula, however, there is still a need to expand its presence in an articulated and permanent way in the curricula and practices inside and outside the university campuses.
Key-words:UFPA; Environmental Education; Pedagogy Course
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 444
- pdf downloads: 356