O panorama da educação ambiental na formação de professores na Universidade Federal do Pará

The environmental education overview in teacher training at the Federal University of Pará

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivoanalisar as políticas internas de inserção da educação ambiental (EA) na formação de professores da Universidade Federal do Pará - UFPA. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados fez-se a análise nos Projetos Políticos Pedagógicos do Curso de Pedagogia Regulare Intensivo dos Cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)de setecampida Instituição.Fez-se a análise quanto à presença da educação ambiental naforma de disciplinas específicas; como tema transversal e como projeto de extensão nos currículos do curso. Os resultados mostraram que aUFPA apresenta um papel relevante quantoà presença de abordagens da temática ambiental nos currículos, contudo, ainda há a necessidade de ampliaçãoda temáticade forma articulada e permanente nos currículos e nas práticas dentro e fora dos campi universitários.

Palavras-chave:UFPA; Educação Ambiental; Curso de Pedagogia

 

 

Abstract

The present article aims to analyze the internal policies of insertion of environmental education (EE) in the training of teachers at the Federal University of Pará (UFPA). This article is a documentary research with a qualitative approach. To obtain the data, were analyzed the Pedagogical Political Projects of the Regular and Intensive Pedagogy Course of the Courses of the National Plan for Training Teachers of the Basic Education (Parfor) of seven campuses of the Institution. The analysis was made regarding the presence of environmental education in the form of specific subjects; as a transversal theme and as an extension project in the course curricula. The results showed that UFPA has a relevant role regarding the presence of approaches to the environmental thematic in the curricula, however, there is still a need to expand its presence in an articulated and permanent way in the curricula and practices inside and outside the university campuses.

Key-words:UFPA; Environmental Education; Pedagogy Course

 

Biografia do Autor

Marcilene Calandrine de Avelar, Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua - SEMED

Mestre em Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB/UFPA). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua-PA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia – GEAMAZ/UFPA e no Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio ambiente – GEAM/UFPA.

E-mail: marcileneavelar16@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9775-449

Maria Ludetana Araújo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela UNED (MADRID). Professora da Universidade Federal do Pará onde coordena o Curso de Pedagogia/Parfor. Atua no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia (GEAMAZ).

E-mail: ludetana@ufpa.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3440-8963

Maria do Socorro Vasconcelos Pereira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (PPGED/UFPA), na Linha de Políticas Públicas Educacionais. Mestra em Educação (PPGED / UFPA). Atua como membro do Forecat II, do Observatório do FIPED/AINPGP, do GEPESEED/UFPA e do Gepged/ufpa.

E-mail:ms-per@bol.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4044-7600

 

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos