Formação de Professores em periódicos da Região Amazônica

Teacher training in Amazonian journals

Autores

  • Érica Freitas de Almeida Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Resumo

A formação de professores costuma ser um dos pontos mais citados quando se fala em qualidade da educação. Isso porque, entende-se que formar bons professores contribuirá para a produção de bons resultados em sala de aula. Nesse sentido, torna-se importante discutir os aspectos relacionados à formação docente. Assim, o objetivo deste estudo é identificar como a formação docente é abordada em periódicos da Amazônia, Brasil. Foram analisados três periódicos da referida região, tendo como parâmetros de análise: quantidade total de publicações nos três periódicos, quantidade de publicações por periódico, por ano e por região, e temas pesquisados (categorias e subcategorias). Constatamos que houve um maior número de publicações vindos da Região Norte, assim como o tema mais pesquisado foi identidade e profissionalização docente. Acreditamos que este estudo possa ser aprimorado por futuras investigações, contribuindo em discussões para a melhoria da formação docente na Região Amazônica.

Palavras-chave: Formação Docente; Amazônia; Estado do Conhecimento.

 

 

Abstract

Teacher training is usually one of the most cited points when it comes to quality of education. This is because, it is understood that training good teachers will contribute to the production of good results in the classroom. In this sense, it is important to discuss aspects related to teacher education. Thus, the aim of this study is to identify how teacher education is approached in journals in the Amazon, Brazil. Three journals from that region were analyzed, having as parameters of analysis: total number of publications in the three journals, number of publications per journal, by year and by region, and researched topics (categories and subcategories). We found that there was a greater number of publications coming from the North Region, as well as the most researched topic was identity and teaching professionalism. We believe that this study can be improved by future investigations, contributing to discussions to improve teacher training in the Amazon Region.

Keywords: Teacher Education; Amazon; State of Knowledge.

 

 

Biografia do Autor

Érica Freitas de Almeida, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Especialização em Microbiologia Geral pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). E-mail: ericafreitas.bio@gmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3594-4197

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos