O fenômeno corpo/corporeidade na formação de alunos concluintes de licenciatura em Pedagogia EAD
The body/corporeality phenomenon in the training of students concluding the undergraduate course in pedagogy EAD
Resumo
Este artigo objetivou analisar o fenômeno corpo/corporeidade na formação dos discentes concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia EAD. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho descritivo, do tipo fenômeno situado e que seguiu a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Os resultados apontam que 80% dos participantes reconhecem o corpo como componente material, com uma ideia de corpo apenas biológico. Tal asserção nos leva a confirmar esse distanciamento do termo corporeidade. Contamos com 100% dos participantes afirmando que foi abordada, em algum momento do curso, a perspectiva de corpo/corporeidade; entretanto, deparamo-nos com divergências nas respostas, constatamos que os cursos de formação em pedagogia EAD pouco têm se atentado em oferecer temas inerentes ao corpo/corporeidade.
Palavras-chave: Corpo; Corporeidade; Pedagogia EAD.
Abstract
This article aimed to analyze the body/corporeality phenomenon in the training of students concluding the undergraduate course in Pedagogy EAD. This research is characterized as qualitative, of a descriptive nature, of the situated phenomenon type that followed the Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meaning. The results show that 80% of the participants recognize the body as a material component, with an idea of only a biological body. Such an assertion leads us to confirm this distancing from the term corporeality. We have 100% of the participants stating that, at some point in the course, the perspective of body/corporeity was approached; however, we are faced with divergences in the responses, we found that the training courses in distance learning pedagogy have paid little attention to offering themes inherent to the body/corporeality.
Keywords: Body; Corporeality; Pedagogy EAD.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 301
- pdf downloads: 193