O fenômeno corpo/corporeidade na formação de alunos concluintes de licenciatura em Pedagogia EAD

The body/corporeality phenomenon in the training of students concluding the undergraduate course in pedagogy EAD

Autores

  • Carlos Eduardo Stante Gomes kadueduka@hotmail.com
    FAPESF - FACULDADE PESTALOZZI DE FRANCA
  • Wagner Wey Moreira weymoreira@uol.com.br
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Resumo

Este artigo objetivou analisar o fenômeno corpo/corporeidade na formação dos discentes concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia EAD. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho descritivo, do tipo fenômeno situado e que seguiu a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Os resultados apontam que 80% dos participantes reconhecem o corpo como componente material, com uma ideia de corpo apenas biológico. Tal asserção nos leva a confirmar esse distanciamento do termo corporeidade. Contamos com 100% dos participantes afirmando que foi abordada, em algum momento do curso, a perspectiva de corpo/corporeidade; entretanto, deparamo-nos com divergências nas respostas, constatamos que os cursos de formação em pedagogia EAD pouco têm se atentado em oferecer temas inerentes ao corpo/corporeidade.

Palavras-chave: Corpo; Corporeidade; Pedagogia EAD.

 

 

Abstract

This article aimed to analyze the body/corporeality phenomenon in the training of students concluding the undergraduate course in Pedagogy EAD. This research is characterized as qualitative, of a descriptive nature, of the situated phenomenon type that followed the Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meaning. The results show that 80% of the participants recognize the body as a material component, with an idea of ​​only a biological body. Such an assertion leads us to confirm this distancing from the term corporeality. We have 100% of the participants stating that, at some point in the course, the perspective of body/corporeity was approached; however, we are faced with divergences in the responses, we found that the training courses in distance learning pedagogy have paid little attention to offering themes inherent to the body/corporeality.

Keywords: Body; Corporeality; Pedagogy EAD.             

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Stante Gomes , FAPESF - FACULDADE PESTALOZZI DE FRANCA

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação (UFTM).

Professor do curso de Pedagogia e Pós-graduação em Neuropsicopedagogia na Faculdade Pestalozzi de Franca (FAPESF).

Pesquisador-membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento – NUCORPO.

E-mail: kadueduka@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9538-9498

 

Wagner Wey Moreira , Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutor em Educação. Professor do Curso de Graduação em Educação Física e do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq

E-mail: weymoreira@uol.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3705-9319

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 304
  • pdf downloads: 195

Como Citar

STANTE GOMES , C. E. .; WEY MOREIRA , W. O fenômeno corpo/corporeidade na formação de alunos concluintes de licenciatura em Pedagogia EAD: The body/corporeality phenomenon in the training of students concluding the undergraduate course in pedagogy EAD. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3991. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)