Política de avaliação e certificação na educação de jovens e adultos

Política de evaluación y certificación en educación de jóvenes y adultos

Autores

  • Diego Rodrigo Pereira diegoantropologo@hotmail.com
    Universidade Estadual do Maranhão
  • Francisca das Chagas Silva Lima fransluma@bol.com.br
    Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Este artigo analisa a implantação e consolidação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) como instrumento de avaliação educacional e certificação para os Ensinos Fundamental e Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com revisão da literatura sobre o tema estudado, pesquisa documental e coleta de dados oficiais educacionais. Nos resultados da pesquisa, identificou-se que o Encceja não vem sendo utilizado para avaliar a EJA e tem cumprido apenas com a certificação na Educação Básica, àqueles que não tiveram oportunidades de concluir os estudos em idade própria. Nas considerações finais, compreendeu-se a necessidade de rediscussão dessa política, além de mais intervenções financeiras e pedagógicas nos cursos e exames que integram essa modalidade da Educação Básica.

Palavras-chave: Avaliação; Certificação; Educação de Jovens e Adultos.

 

Resumen

Este artículo analiza la implementación y consolidación del Examen Nacional de Certificación de Competencias de Jóvenes y Adultos (Encceja) como instrumento de evaluación y certificación educativa para la Educación Primaria y Secundaria en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Se trata de un estudio con enfoque cualitativo, con revisión de la literatura sobre el tema estudiado, investigación documental y recolección de datos oficiales educativos. En los resultados de la investigación, se identificó que Encceja no se ha utilizado para evaluar EJA y solo ha cumplido con la certificación en Educación Básica, a quienes no tuvieron oportunidades de completar sus estudios a su propia edad. En las observaciones finales, se entendió la necesidad de volver a discutir esta política, además de más intervenciones financieras y pedagógicas en los cursos y exámenes que integran esta modalidad de Educación Básica.

Palabras clave: Evaluación; Certificación; Educación de Jóvenes y Adultos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Rodrigo Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor do Departamento de Educação e Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). E-mail: diegoantropologo@hotmail.com Orcid: 0000-0002-9176-4908

Francisca das Chagas Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado em Educação e do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: fransluma@bol.com.br Orcid: 0000-0001-9654-0797

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 367
  • pdf downloads: 572

Como Citar

PEREIRA, D. R.; DAS CHAGAS SILVA LIMA, F. Política de avaliação e certificação na educação de jovens e adultos: Política de evaluación y certificación en educación de jóvenes y adultos. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3981. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos