O Colégio de Aplicação e a universidade: comunidade investigativa na formação docente em Artes Visuais

Laboratory Schools and the university: investigative community in teacher education in Visual Arts

Autores

  • Francione Oliveira Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

A partir da experiência do autor como formador de professores na Universidade Federal de Juiz de Fora e da parceria efetivada com o Colégio de Aplicação João XXIII (CAP), localizado na cidade de Juiz de Fora, o artigo é dividido em dois momentos. No primeiro, é problematizado como o projeto pedagógico da Licenciatura em Artes Visuais impacta na escolha da docência como profissão e na formação inicial dos professores de Arte. No segundo, são compartilhadas reflexões a partir das vivências e dos relatórios entregues pelos estudantes nos Estágios Supervisionados realizados no CAP. O artigo defende a importância dos Colégios de Aplicação na formação dos futuros professores de Artes Visuais, compreendendo que eles são territórios de excelência que devem estar inseridos de maneira efetiva nos projetos pedagógicos das licenciaturas oferecidas pelas instituições públicas.

Palavras-chave: Artes Visuais; Colégio de Aplicação; Estágio Curricular.

 

Abstract

Based on the author's experience as a teacher trainer at the Federal University of Juiz de Fora (Brazil) and the partnership established with the João XXIII Laboratory School, located in the city of Juiz de Fora, the article is divided into two moments. Firstly, it problematizes how the pedagogical project of the in Visual Arts degree impacts on the choice of teaching as a profession and in the initial training of Art teachers. Secondly, reflections are shared from the experiences and reports delivered by students in Supervised Internships conducted at the school. This paper argues for the importance of the Laboratory Schools in the training of future Visual Arts teachers, understanding that the school are territories of excellence that must be effectively inserted in the pedagogical projects of the degrees offered by public higher education institutions.

Keywords: Visual Arts; Laboratory school; Supervised internship.

 

Biografia do Autor

Francione Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura com Pós-Doutorado em História pela FFLCH/USP. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e professor colaborador do Programa de Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da USP.

E-mail: francioneoliveiracarvalho@gmail.com

Orcid:   http://orcid.org/0000-0001-7511-5708

 

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos